O descolamento prematuro de placenta é um acontecimento grave que pode ocorrer durante a gravidez, caracterizado pelo descolamento total ou parcial da placenta do útero, antes do momento do parto. Essa é uma condição que pode, além de impedir o bebê de ter o oxigênio e os nutrientes necessários, também causar hemorragia na mãe, colocando-a em grande risco.
Neste blog, entenda o que é o descolamento prematuro da placenta, sintomas e riscos. Quem explica o assunto é o Dr. Victor Campello, obstetra da Maternidade Brasília.
O que é descolamento de placenta?
O descolamento prematuro de placenta é quando a placenta se desprende da parede do útero antes da hora do nascimento do bebê. Trata-se de uma situação grave que coloca em risco não apenas o bebê, mas também a mãe.
Quando a gestante apresenta algum sintoma como cólica abdominal ou sangramento, deve ir imediatamente ao pronto-socorro para diagnóstico e tratamento emergencial o quanto antes.
O que pode causar descolamento de placenta?
Embora o descolamento prematuro de placenta possa acontecer com qualquer gestante, ele tende a ser mais comum em mulheres com alguns fatores de risco, tais como:
- realizar esforços físicos intensos;
- sofrer pancada forte na barriga ou costas;
- ter alguma doença que afete a coagulação do sangue;
- fumar;
- ter pré-eclâmpsia ou pressão alta;
- usar drogas;
- bolsa estourar antes do previsto;
- ter pouco líquido amniótico.
Quais são os sinais e sintomas de descolamento de placenta?
O descolamento prematuro da placenta normalmente acontece no último trimestre da gravidez e apresenta os seguintes sintomas:
- sangramento vaginal;
- dor lombar ou abdominal;
- contrações fortes no útero.
Embora cerca de 80% das mulheres com descolamento de placenta tenham sangramento, há poucos casos nos quais o sangue fica preso entre o útero e a placenta, o que torna o caso ainda mais perigoso, uma vez que a gestante não percebe o sangramento.
Quais são os riscos?
Os riscos dessa condição de saúde são muitos e podem afetar tanto o bebê quanto à mãe. As principais complicações podem ser para a mãe:
- mudanças na coagulação sanguínea;
- anemia grave;
- choque circulatório;
- sangramento que continua mesmo depois que o bebê nasce.
Já para o bebê, os riscos são:
- sofrimento fetal, quando há falta de nutrientes e oxigênio;
- nascimento prematuro;
- morte do feto.
Quais são os cuidados necessários para prevenir o descolamento de placenta?
Conforme explica o Dr. Victor Campello, não é possível prevenir o descolamento prematuro de placenta. Esse é um caso de emergência obstétrica grave que requer atendimento emergencial em pronto-socorro.
Como é feito o tratamento?
Caso haja a suspeita de descolamento prematuro de placenta, a gestante deve ir imediatamente ao pronto-socorro para diagnóstico e tratamento.
Maternidade Brasília
O pré-natal é muito importante na vida da gestante. Por meio desse acompanhamento, o obstetra avalia o estado de saúde da mamãe e o desenvolvimento do bebê. Nos Consultórios Médicos Brasília oferecemos atendimento especializado em obstetrícia. Nossos profissionais estão à disposição para acompanhar o pré-natal, tirar todas as dúvidas, realizar o parto e acompanhar a saúde da mamãe após o nascimento do bebê.