Quando o assunto é a saúde do bebê, sempre acende um sinal para uma atenção redobrada. Primeiro para entender se algo pode não estar bem e depois sobre o que deve ser feito. A febre em bebês é uma dessas preocupações, mas como saber o que representa um sintoma de alerta ou quando não se trata de algo mais grave? A Dra. Sandi Sato, pediatra e gerente médica da Maternidade Brasília, explica as principais causas e quando buscar um atendimento médico. Saiba mais!
Quais as causas da febre no bebê?
====================================
Primeiro é importante entender que a febre em bebê pode ter diversas causas e surge devido a algum tipo de lesão, inflamação, infecção ou até mesmo ter causa emocional. Os motivos podem ser avaliados de acordo com o tipo de febre e a idade da criança.
Nos recém-nascidos, a febre pode ser sinal de uma doença mais grave, que necessidade uma avaliação imediata.
De acordo com a Dra. Sandi, normalmente, a febre aguda é provocada por infecção, e entre as causas mais comuns estão: infecções virais e bacterianas, inflamações, reagudização de doencas crônicas, autoimunes, até fatores emocionais
Já a febre crônica pode ter as causas infecciosas como, por exemplo:
-
Pneumonia;
-
Infecções ósseas;
-
Hepatite;
-
Tuberculose;
-
Sinusite;
-
Abscessos abdominais;
-
Infecções no aparelho digestivo provocadas por parasitas e bactérias;
-
Infecções cardíacas.
Febre no bebê: quantos graus passa a ser febre?
É considerada febre quando o aumento da temperatura do corpo do neném ultrapassar os 37,8°C (quando medido na axila).
Febre em bebê de 1 ano: o que fazer?
Qualquer indício de criança com febre o médico deve ser acionado e outros sinais e sintomas devem ser observados. A avaliação médica pode ser necessária conforme a recomendação médica.
Bebê com febre pode dormir?
Conforme explica a Dra. Sandi Sato, bebê com febre pode dormir, pois não há nenhuma contraindicação.
Como baixar a febre no bebê?
Com uso de antitérmico e banhos mornos conforme a orientação médica.
Quando devo procurar um médico?
==================================
O médico deve ser procurado em caso de febre em criança persistente ou qualquer sintoma de gravidade associado. Porque esse é um sinal de alerta de causa, normalmente, infecciosa. Trata-se de uma reação natural do organismo contra vírus, bactérias e outras ameaças. Além disso, é preciso estar atento a sintomas associados, como tosse, coriza, calafrios, sonolência, manchas no corpo, irritabilidade, vômitos e diarreia. Nesses casos, busque imediatamente o atendimento médico para a avaliação sobre o quadro de saúde do bebê.
Saiba mais sobre temas relacionados em: