A colposcopia é um exame ginecológico que usa um aparelho chamado colposcópio para ampliar a visualização do colo do útero, permitindo identificar lesões que, muitas vezes, não são visíveis a olho nu. ..
Continue a leitura para entender mais sobre o exame e a importância dele na prevenção e diagnóstico precoce de problemas ginecológicos.
O que é a colposcopia?
A colposcopia é um exame que permite visualizar o colo do útero e a vagina de forma ampliada e detalhada. Por meio do uso de alguns reagentes, é possível detectar lesões precursoras de câncer nessa parte do corpo feminino.
Saiba mais: Quais os sintomas do câncer de ovário?
Qual a função da colposcopia?
A principal função da colposcopia é a detecção precoce de lesões precursoras do câncer de colo de útero, funcionando como um exame preventivo na rotina médica da mulher.
Como o exame é feito?
O exame é realizado no consultório médico ou em laboratórios. A mulher deve estar deitada em posição ginecológica, com as pernas afastadas e os joelhos flexionados.
O colposcópio é uma lente de aumento que visualiza o colo do útero e a vagina como em um exame ginecológico comum, permitindo ao médico observar o colo do útero de forma ampliada.
Não é um exame doloroso, mas é comum sentir algum desconforto leve. Também é possível a coleta de material para biópsia dirigida, nos casos em que o especialista julgar necessário.
O que a colposcopia pode identificar?
A principal função da colposcopia é identificar lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas (ou seja, que podem evoluir para um câncer).
Além disso, o exame também pode identificar lesões benignas, como infecções, inflamações e verrugas genitais.
Quais as diferenças entre colposcopia, vulvoscopia e papanicolau?
Enquanto a colposcopia é focada na avaliação ampliada do colo do útero, a vulvoscopia utiliza o mesmo mecanismo para observar a vulva, região externa dos órgãos genitais femininos.
O papanicolau, por outro lado, é um exame que coleta células do colo do útero para identificar alterações por meio de análise em microscópico, e não envolve a visualização direta do órgão, como na colposcopia.
Saiba mais: Veja quando é hora de procurar um ginecologista
Colposcopia com biópsia: quando é necessária?
Em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia durante a colposcopia. A biópsia é um procedimento que consiste na retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise laboratorial.
A biópsia é necessária para confirmar o diagnóstico de lesões pré-malignas ou malignas, como nos casos de infecções pelo vírus HPV.
Exames de rotina para a saúde da mulher
Os exames de rotina femininos incluem:
-
Papanicolau: realizado anualmente, porém, na rede pública, pode ser requisitado a cada três anos;
-
Colposcopia: realizada quando há alterações no exame de Papanicolau;
-
Mamografia: realizada anualmente, a partir dos 40 anos de idade;
-
Ultrassonografia transvaginal: realizada a cada um ou dois anos, a partir dos 35 anos de idade, ou a critério médico.
-
Exames de sangue (hemograma, glicemia de jejum, colesterol total e frações, entre outros);
-
Pressão arterial: aferida a cada consulta médica;
-
Exame de urina: realizado a cada consulta médica.