O exame ginecológico chamado Papanicolau é fundamental para manter a saúde das mulheres em dia. Ele deve ser realizado a partir dos 25 anos por aquelas que têm vida sexual ativa. O objetivo do exame é verificar se há alterações no colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse exame é essencial para prevenir o câncer do colo do útero, detectando precocemente as lesões precursoras dessa condição.
Neste blog, entenda o que é o teste, quais as doenças que ele pode detectar, quem deve fazer o exame e como se preparar. Quem explica o assunto é o Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília.
O que é o teste Papanicolau?
O teste Papanicolau, também chamado colpocitologia oncótica cervical ou esfregaço cervicovaginal, é um exame citológico de rotina criado para detectar mudanças nas células do colo do útero. O objetivo principal dele é descobrir e diagnosticar doenças de forma precoce, antes mesmo de surgirem sintomas, o que faz com que as chances de tratamento sejam ainda maiores.
O exame é simples, rápido e indolor. Em alguns casos, no máximo, a mulher poderá ter um pequeno desconforto. As gestantes também podem realizar o exame sem nenhum risco para a saúde dela ou a do bebê.
Quais doenças o exame detecta?
O exame, além de ser capaz de identificar lesões do colo do útero, que têm o risco de evoluir para um câncer cervical, pode diagnosticar outras doenças, entre elas:
-
HPV;
-
Clamídia;
-
Gonorreia;
-
Candidíase;
-
Tricomoníase.
Como é feito o exame?
Primeiro, a paciente é acomodada em posição ginecológica, ou seja, com as duas pernas separadas amparadas por um suporte. Em seguida, são realizadas as seguintes ações:
-
para que seja coletado o material para análise, é introduzido um espéculo na vagina. Esse instrumento tem o formato que lembra o bico de um pato;
-
em seguida, o médico analisa visualmente o interior da vagina e do colo do útero;
-
depois, com uma escovinha ou espátula, ele faz uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero;
-
as células recolhidas são colocadas em uma lâmina para análise laboratorial ou em um meio líquido para o laboratório confeccionar a lâmina.
Quem deve fazer o Papanicolau?
O teste Papanicolau é um exame preventivo que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres que tenham vida sexual ativa ou já tenham tido uma relação sexual, sobretudo aquelas entre 25 e 59 anos.
Normalmente ele deve ser feito uma vez ao ano. Depois de dois anos seguidos com o resultado normal, o preventivo pode ser feito a cada três anos; no entanto, isso dependerá da avaliação e da indicação médica conforme cada caso.
Como explica o Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, “além disso, existe um teste molecular capaz de detectar o vírus do HPV, que permite uma avaliação mais ampla, também chamado coteste, então, a sensibilidade para as lesões precursoras é bem maior".
Existe alguma contraindicação?
Esse exame é indicado somente para mulheres que tenham começado a vida sexual e não há contraindicações. Há apenas alguns cuidados especiais para as gestantes, por exemplo: para elas, é indicado que se faça o teste até o quarto mês de gestação, para que não haja riscos nem ao útero nem ao bebê. Além disso, depois do parto, será preciso esperar entre seis e oito semanas para a realização da coleta.
Como me preparar para o exame?
Com o objetivo de ter um resultado ainda melhor, são indicados alguns cuidados antes da realização do exame, entre eles:
-
não ter relação sexual 72 horas antes do teste;
-
não usar lubrificantes vaginais ou cremes;
-
não fazer uso de duchas na higiene íntima;
-
não estar menstruada.
Onde posso realizar o exame?
Você pode fazer seu exame no Consultório Médico Brasília. Para agendar sua consulta com um de nossos especialistas, basta ligar para (61) 4020-0057.