Dor e desconforto na mama são sintomas comuns da mastite, uma condição caracterizada pela inflamação aguda dos tecidos mamários. Esse é um quadro bastante comum nas mulheres em fase pós-parto, quando estão amamentando o bebê. No entanto, pode ocorrer com as mulheres em qualquer período ou até mesmo em homens.
Saiba, neste blog, o que é, quais as principais causas, quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico e o tratamento. Quem explica o assunto é a Dra. Flávia Vidal, mastologista da Rede Dasa. Confira na leitura completa.
O que é mastite?
A mastite trata-se de uma inflamação na mama que acontece, normalmente, em decorrência de infecção por bactérias. Ela provoca dores intensas e muito incômodo nas mamas. Apesar de poder afetar pessoas em todas as idades, inclusive os homens, o quadro é bastante comum em mulheres que amamentam, pois há um acúmulo de leite na mama e isso contribui para a proliferação de bactérias na região.
Mastite puerperal – esse é um processo inflamatório provocado pela obstrução ao fluxo do leite e distensão alveolar. Depois disso, há uma proliferação bacteriana, sobretudo quando ocorrem traumas na mama - decorrentes de uma má pega nas mamadas - e se inicia um processo infeccioso, que requer tratamento para que não se torne grave.
Leia também por quanto tempo de gravidez a mama fica dolorida.
Quais são as causas de mastite?
A mastite, de uma forma geral, é causada por uma infecção bacteriana, que atinge o canal, por onde o leite materno passa, no caso das mulheres que estão amamentando. Há também situações em que pode ocorrer sem um motivo específico.
Nas mulheres que não estão amamentando e também nos homens, a mastite geralmente pode acontecer por feridas ou pancadas na mama, diabetes, obesidade ou tabagismo.
Quais são os sintomas de mastite?
Entre os sintomas mais comuns da mastite estão:
-
dor na mama;
-
mama inchada;
-
parte da mama endurecida;
-
febre de mais de 38ºC;
-
calor na região;
-
vermelhidão local;
-
calafrios;
-
mal-estar.
A mastite quando não tratada pode evoluir para quadros mais graves como um abscesso mamário, no qual se forma pus na cavidade do interior da mama. Além disso, há risco de se tornar uma sepse. Então, em casos de apresentar sintomas como os citados, busque o atendimento médico para o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
Como é feito o diagnóstico?
Conforme explica a Dra. Flávia Vidal, “o diagnóstico é realizado por meio de avaliação dos sintomas e histórico do paciente. Já em casos em que há suspeita de abscesso, pode ser indicada uma ultrassonografia. O médico poderá indicar também a análise do leite da mãe ou da secreção da mama, para avaliar se há bactérias".
Tratamento para mastite
O tratamento indicado para a mastite dependerá de cada caso. Entre as possibilidades de terapêuticas estão:
-
Os cuidados em casa, para aliviar sintomas e diminuir a dor. Para isso, são recomendadas, por exemplo, as aplicações de compressas frias, beber bastante água, fazer massagens, usar sutiã confortável, deixar o bebê esvaziar a mama totalmente antes da próxima mamada.
-
Uso de medicamentos indicados pelo médico, como analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor.
-
Cirurgia, indicada para fazer a drenagem quando se forma um abscesso na mama.
Cuidados na Maternidade Brasília
Para cuidar da saúde da mama você pode contar com Centro Médico do Hospital Brasília. A mastologia é uma das especialidades atendidas. Você pode agendar sua consulta com um de nossos especialistas, por meio da nossa Central de Agendamento Online ou ligando no número 4020-0057.