Logo

Pediatria

3 minutos de leitura

Caderneta de vacinação e sua importância

A vacinação é um dos pontos de atenção mais importantes que os pais devem ter logo após o nascimento dos seus filhos.
AA
Dra. Ana Amélia Meneses Fialho Moreira - Neonatologista Atualizado em 13/11/2024

A vacinação é um dos pontos de atenção mais importantes que os pais devem ter logo após o nascimento dos seus filhos. Nas primeiras semanas de vida, o bebê já deve ser imunizado com as vacinas BCG e a primeira dose de Hepatite B e, ao longo dos primeiros anos de vida, uma série de outras vacinas são indicadas para que a criança tenha um crescimento saudável.

Para isso, a atualização e a manutenção da caderneta de vacinação é de extrema importância no controle vacinal. Ela será utilizada e requisitada durante toda a vida, inclusive na fase adulta, e por isso os pais devem se preocupar em seguir corretamente as indicações de imunização, além de manter a caderneta preenchida e de fácil acesso, pois a caderneta da criança é um documento importante e deve estar presente sempre que procurar um serviço de saúde para atendimento.

Imunidade garantida

A caderneta da criança oficial foi criada pelo Ministério da Saúde para registrar as vacinas que a criança tomou e as que ela precisa tomar. Como a quantidade de doses é muito grande, o calendário de vacinação infantil deve ser sempre acompanhado por um profissional de saúde para que não deixe de ser aplicada na cronologia correta, e assim a formação dos anticorpos se dê no tempo necessário para que a imunidade aconteça de forma correta. Ela é disponibilizada para todos os nascidos no território brasileiro, através das Secretarias Estaduais de Saúde. Algumas instituições possuem as suas cadernetas, que uma vez contendo TODAS as informações da oficial, poderá substitui-la.

Na caderneta, além de informações em relação às vacinas aplicadas, inclusive com lote de cada aplicação, também constam dados importantes em relação ao desenvolvimento e crescimento da criança. Caso haja perda da caderneta de vacinação, os responsáveis pela criança devem ir ao local onde foram feitas as vacinas, para refazer o documento com todos os dados referentes às vacinas recebidas. Seguir o calendário vacinal mantendo a carteira de vacinação atualizada, é uma das ações mais importantes de prevenção de doenças.

Campanhas

No Brasil se realiza a cada ano várias campanhas de vacinação, com o objetivo de conscientizar a população, orientar e mostrar a real necessidade e importância de tomar as vacinas corretamente. Nessas campanhas se consegue abranger um maior número da população a ser protegida e quanto maior o número de pessoas protegidas, menor é a chance de elas serem atingidas por doenças e, portanto, menor a chance de ocorrerem epidemias. Além disso, com a prevenção, o número de hospitalizações diminui, levando a menor incidência de mortalidade infantil.

O Brasil é um dos países que apresenta o maior número de campanhas de vacinação. De acordo com um estudo realizado esse ano pelo Ministério da Saúde, atualmente o país possui mais de 36 mil salas de vacinação, que juntas aplicam uma média de 300 milhões de imunobiológicos, e ainda exporta doses para mais de 70 países. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil é referência internacional no processo de produção de vacinas.

Importante saber

– A caderneta de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal, por isso, deve ser guardada junto aos demais documentos pessoais;

– A caderneta de vacinação pode ser cobrada pelas redes de ensino durante a matrícula dos alunos.

- É importante manter em dia as vacinas na gestação, pois a transferência de anticorpos da mãe para o bebê vai desde a gravidez até a amamentação.

– Diante da importância da vacinação, foi criado o dia Mundial da Vacinação cuja data é 17 de outubro.

Escrito por
AA

Dra. Ana Amélia Meneses Fialho Moreira

Neonatologista
Escrito por
AA

Dra. Ana Amélia Meneses Fialho Moreira

Neonatologista