Vacinas
A vacinação exerce papel essencial na saúde da gestante e no desenvolvimento do recém nascido, além de ser uma das principais formas de garantir a saúde coletiva. O calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde prevê que a imunização deve ser realizada desde o nascimento até a terceira idade.
Confira abaixo o calendário de vacinação do bebê e da gestante, além de conhecer o serviço de vacinação disponibilizado na Maternidade Brasília.
Entenda quais vacinas o recém-nascido deve tomar
Já nos primeiros dias, o recém-nascido precisa ser imunizado com a vacina BCG e a primeira dose da vacina da hepatite B. Entenda para que serve cada uma dessas vacinas.
» BCG
Protege contra as formas graves da tuberculose. Para fabricá-la, usam-se “versões atenuadas" da bactéria causadora da tuberculose (Bacillus Calmette-Guérin, BCG) que, quando injetadas no organismo, estimulam a produção de anticorpos contra as formas severas da doença. A tuberculose é uma enfermidade muito contagiosa e transmitida pelo ar. A mais conhecida é a variante que se instala no pulmão, mas a doença pode acometer vários órgãos, sendo mais grave quando atinge as meninges do cérebro (causando meningite) ou quando afeta vários órgãos simultaneamente. A recomendação dos órgãos de saúde sobre a vacina BCG é que ela deve ser ministrada na criança o mais precocemente possível, a partir de 12 horas de vida. Geralmente, ela pode ser tomada até os 5 anos.
» Hepatite B
A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa que provoca alterações no fígado e pode levar ao aparecimento de sintomas agudos, como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Porém, na maioria das vezes, não apresenta manifestações clínicas, vindo a acarretar complicações na adolescência ou na idade adulta. São necessárias três doses da vacina: a primeira, logo após o nascimento; a segunda, 30 dias depois da primeira; e a terceira, seis meses depois da primeira. A principal forma de contágio para o bebê é a transmissão vertical da Hepatite B, isto é, da mãe para o filho. Porém, a transmissão pode ser evitada com a aplicação da vacina nas primeiras 12 horas após o nascimento do bebê, em conjunto da imunoglobulina específica para este vírus.
Saiba quais vacinas você deve tomar durante a gestação
Tanto para a proteção do bebê, quanto da mamãe, duas vacinas são indicadas no período de gestação:
» dTpa Adulto
A vacina administrada na gravidez protege contra a difteria, a coqueluche e o tétano. O objetivo é que a gestante responda com aumento dos níveis de anticorpos e possa assim transmitir uma quantidade adequada de anticorpos para tétano e coqueluche através da placenta para o seu bebê. Esses anticorpos vão prevenir estas duas doenças que podem ser muito graves no recém-nascido e no bebê de poucos meses de idade.
A vacina dTpa Adulto é obrigatória para gestantes e todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo bebês com menos de 1 ano. Isso inclui familiares, babás, cuidadores e profissionais da saúde.
As gestantes devem receber uma dose de dTpa a cada gestação, a partir da 20ª semana, de modo a conferir imunização passiva para tétano e coqueluche ao feto e ao recém-nascido. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto , o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).
» Hepatite B
A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa que provoca alterações no fígado e pode levar ao aparecimento de sintomas agudos, como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Porém, na maioria das vezes, não apresenta manifestações clínicas, vindo a acarretar complicações na adolescência ou na idade adulta.
Esta vacina é especialmente indicada para gestantes não vacinadas. Recomenda-se três doses, com intervalo de um mês entre primeira e a segunda e de cinco meses da segunda para a terceira dose.
» Influenza (Gripe)
A gripe é comumente transmitida através de contato com gotículas respiratórias, toque em superfície contaminada, saliva e por contato com a pele contaminada.
Existem dois tipos de vacina contra Influenza: a vacina trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e a vacina quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B. Para adultos, é recomendada uma dose única anual.
Como posso adquirir esse serviço?
Para vacinação durante a estadia da mãe e do bebê na Maternidade:
Com o intuito de trazer mais conforto e garantir a vacinação no tempo ideal, a Maternidade Brasília, em parceria com o Laboratório Exame, disponibiliza o serviço de aplicação de vacinas durante o período em que mãe e bebê ficam na maternidade.
Como agendar:
» Na admissão hospitalar, informe à recepcionista que você deseja o serviço.
Para vacinação após o parto:
O Exame Imagem e Laboratório, parceiro da Maternidade Brasília, dispõe de um portfólio completo de vacinas, contendo 13 unidades vacinadoras, além de serviço de atendimento domiciliar.
Como agendar:
» Telefone (61) 4004-3883