Logon
Blog

Trombofilia na gravidez: o que é, causas, sintomas e riscos

A trombofilia na gravidez representa um grande risco de abortos e problemas de desenvolvimento do bebê. Entenda os sintomas e riscos. 

​​​​​Agendar Consulta​

A gestação requer um bom acompanhamento pré-natal, importante tanto em relação aos cuidados com o desenvolvimento do bebê como com a saúde da mãe. Nessa fase, uma das preocupações está em a gestante ter um diagnóstico de trombofilia antes da gravidez, pois, assim, há uma maior probabilidade de ocorrência de uma trombose, quando há um entupimento total ou parcial das veias.

Essas chances aumentam na gravidez porque a mulher, nesse período, tem mais propensão de desenvolver a chamada hipercoagulabilidade, que significa, aumento de coagulação no sangue. Essa condição pode resultar em complicações graves à saúde do feto e da mãe.

Entenda nesse blog o que é, as causas, sintomas e riscos. Quem explica o assunto é o Dr. Victor Campello, Obstetra da Maternidade Brasília. Saiba mais!


O que é trombofilia?

A gestante com trombofilia antes da gravidez, quando fica grávida, tem uma maior propensão para a formação de coágulos no sangue, em resultado, isso pode provocar, por exemplo, uma trombose, um AVC ou uma embolia pulmonar. O motivo dessa maior chance é que na gravidez as enzimas do sangue, que têm a função de coagulação, param de funcionar da maneira correta.

Isso pode acontecer por diversos motivos, até mesmo a própria gestação é um fator de risco. Veja a seguir as principais causas.


O que pode causar trombofilia na gravidez?

Na realidade, conforme explica o Dr. Victor Campello “a trombofilia é uma condição de saúde já existente na paciente mesmo antes da gravidez. O que acontece é que durante a gravidez há uma mudança no organismo fisiológico de hipofibrinólise e hipercoagulabilidade. Isso ocorre para proteger a mulher da possibilidade de hemorragia durante o parto, mas, em contrapartida, pode aumentar as possibilidades de acontecerem as tromboses, cerca de cinco ou seis vezes a mais do que nas mulheres não grávidas."

Outros fatores de risco também podem aumentar a incidência de trombose na gravidez, entre eles estão:​

  • idade materna avançada;

  • antecedentes de trombose venosa;

  • obesidade;

  • ter alguma imobilização.

Quais são os sintomas de trombofilia na gravidez?

Em grande parte dos casos, a trombofilia na gravidez não demonstra sintomas, mas algumas mulheres podem sentir:​

  • mudanças na pele;

  • inchaço;

  • falta de ar;

  • aumento da pressão arterial;

  • alterações no crescimento do bebê.

​​​​​Agendar Consulta​


Quais são os riscos da trombofilia durante a gestação?

Os principais riscos de a mulher que tem a trombofilia e fica grávida é que, durante a gestação, tanto o bebê como a mãe, podem ter mais riscos de:​

  • pré-eclâmpsia e eclâmpsia;

  • mudança no crescimento fetal;

  • aborto;

  • menor quantidade de oxigênio para o bebê, que pode causar sofrimento fetal;

  • insuficiência placentária;

  • descolamento da placenta.

As mulheres antes de engravidar também podem ter dificuldade na implantação do embrião no endométrio.


Qual exame detecta trombofilia na gravidez

Conforme explica Dr. Victor Campello “a trombofilia, de preferência, deve ser diagnosticada antes da gravidez. E durante a gravidez, a gestante deve fazer um bom acompanhamento pré-natal, no qual será considerado o histórico de saúde dessa paciente".


Tratamento

De acordo com o Dr. Victor Campello, “quando se tem a trombofilia diagnosticada e a mulher fica grávida, é preciso fazer uma prevenção da trombose com uso de medicamentos anticoagulantes. Ela deve se consultar com o obstetra regularmente desde o início da gravidez, de preferência a mulher com trombofilia deve ter uma gestação programada".


Maternidade Brasília

O acompanhamento pré-natal é muito importante na vida da gestante, sobretudo em casos de doenças pré-existentes, como é o caso da trombofilia, quando há um risco maior de trombose durante a gravidez.

Por meio desse acompanhamento, o obstetra avalia o estado de saúde da mamãe e o desenvolvimento do bebê. Nos Consultórios Médicos Brasília oferecemos atendimento especializado em obstetrícia. Nossos profissionais estão à disposição para acompanhar o pré-natal, tirar todas as dúvidas, realizar o parto e acompanhar a saúde da mamãe após o nascimento do bebê.

​​​​​Agendar Consulta​

Veja mais