Logon
Blog

Toxoplasmose na gravidez é perigoso? Entenda o que é e como identificar a doença

Diagnóstico é importante para evitar contaminação do bebê

​​​​Agendar Consulta​

Mulheres gestantes podem comer sushi ou ter gatos em casa? Essas são algumas das questões ligadas ao risco de a mamãe contrair toxoplasmose. Trata-se de uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma Gondii. Na maior parte dos casos, a gestante não apresenta sintomas da doença, mas se ela for contraída durante a gestação, pode trazer vários prejuízos à saúde do bebê.

Mas, o que um delicioso sushi e um inocente gatinho têm a ver com isso? Ocorre que a doença pode ser transmitida para a gestante por meio do contato com superfícies contaminadas como o solo, fezes de gatos infectados, ou ao consumir carnes não cozidas adequadamente ou mal higienizadas de animais contaminados pelo parasita.

Nesse blog, entenda o que é a toxoplasmose na gravidez, os sintomas, as causas e como é feito o tratamento. Quem explica sobre o tema é a Dra. Camila Lueneberg, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília.


O que é toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma infecção provocada pelo Toxoplasma Gondii que pode ser encontrado em fezes de gatos e se hospedar em outros animais e em humanos. Entre as chamadas zoonoses, doenças transmitidas pelo contato com animais, a toxoplasmose é uma das mais comuns em todo o mundo. Vale destacar que o contato com felinos não transmite a doença, mas com as fezes contaminadas.

A fase aguda da infecção tem cura. No entanto, o parasita permanece por toda a vida na pessoa, podendo se manifestar em diversos momentos e causando sintomas. Já os quadros crônicos têm menor incidência até os cinco anos de idade e aumenta depois dos 20 anos.

A transmissão da toxoplasmose acontece devido ao consumo de alimentos ou água contaminados e disseminados principalmente por via oral – na ingestão destes alimentos – e congênita – quando há transmissão de mãe para filho na gestação.

Leia também o blog, o bebê está chegando.


Quais são os sintomas da toxoplasmose?

Na maior parte dos casos, a toxoplasmose não apresenta sintomas, mas na gestação pode fazer com que a mulher fique com o sistema imune menos ativo e apresente os seguintes sinais:

  • mal-estar;

  • dor de cabeça;

  • febre baixa;

  • ínguas inflamadas, sobretudo no pescoço.


​​​​​Agendar Consulta​


Quem já teve toxoplasmose pode engravidar? É preciso esperar quanto tempo?

Conforme explica Dra. Camila Lueneberg “a gestação é contraindicada na fase aguda da doença. É importante o acompanhamento médico e a realização de exames sorológicos para determinar o final da fase aguda. Após esse período, a mulher pode engravidar”.


Toxoplasmose na gravidez é perigoso?

O risco da toxoplasmose na gravidez acontece quando a grávida nunca teve antes o contato com o parasita, pois a infecção congênita acontece quando mulheres adquirem o toxoplasma durante a gravidez.

As mulheres que tiveram o IgG positivo para toxoplasmose antes da gestação não apresentam risco de transmiti-la aos fetos. Assim, o toxoplasma fica adormecido nos tecidos musculares e o sistema imune da mãe atua para proteger o bebê. A não ser em situações onde a mãe tem o sistema imunossuprimido. Em casos de AIDS, por exemplo, mesmo adquirido antes, o toxoplasma pode infectar o bebê.

Para se proteger durante a gestação, tome alguns cuidados como:

  • não ingerir carnes cruas, malcozidas ou malpassadas;

  • lavar as mãos ao manipular alimentos (principalmente após manusear carne crua, e higienizar superfície e utensílios que tiveram contato com o alimento);

  • lavar bem frutas, legumes e verduras;

  • usar luvas e lavar bem as mãos após contato com o solo e terra de jardim;

  • evitar contato com fezes de gato;

  • não consumir leite e seus derivados crus (não pasteurizados);

  • alimentar os gatos com carne cozida ou ração;

  • lavar bem as mãos após contato com os animais.

Entenda também sobre as principais causas da prematuridade.


Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da toxoplasmose na gravidez pode ser feito mesmo que não ocorram sintomas, para isso, é indicado que a gestante faça exames de identificação do parasita no primeiro e no terceiro trimestre de gestação. Assim, o médico poderá avaliar se a gestante está infectada ou já teve contato com parasita e também se adquiriu imunidade. Já em casos de contaminação recente, o obstetra pode pedir um exame chamado amniocentese e também uma ultrassonografia para avaliar se o bebê foi afetado.


Qual é o tratamento para toxoplasmose na gestação?

O tratamento da toxoplasmose na gestação é realizado por meio do uso de antibiótico para tratar a gestante e diminuir o risco de transmissão para o bebê. Caso ele já esteja infectado, o tratamento é feito também com antibióticos e começará após o nascimento.


Quem tem toxoplasmose na gravidez pode ter parto normal?

A médica explica que “se a gestante tiver toxoplasmose na gravidez poderá ter parto normal. Pode ser necessária a cesariana se o bebê possuir alterações como hidrocefalia, identificada na ultrassonografia”.


Maternidade Brasília

​​A Maternidade Brasília está preparada para oferecer todos os cuidados que a mamãe e o bebê necessitam, antes, durante e após o parto. Nosso centro de Medicina Materno-fetal, alia tecnologia e profissionais altamente qualificados para atuar no acompanhamento da saúde da mamãe e do desenvolvimento do bebê durante toda a gestação. Além disso, dispomos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para as mamães e para os recém-nascidos. Contamos também com o Banco de Leite, para oferecer suporte às mamães na amamentação.

Mas o cuidado com a saúde da mamãe e do bebê durante a gestação sempre começa com um acompanhamento pré-natal criterioso. Por isso, nos Consultórios Médicos Brasília, dispomos de atendimento especializado para auxiliar e orientar as famílias neste momento tão especial que é a chegada de um bebê. A unidade proporciona às pacientes uma linha integral de cuidados, desde a consulta, exames e procedimentos referentes a uma medicina preven​tiva de excelência.   

​​​​Agendar Consulta​


Veja mais