Logon
Blog

Tampão mucoso: entenda o que é, qual a sua função e o que fazer após saída

Ele pode ser liberado entre a 37ª e a 42ª semana de gravidez, entenda mais

​​Quando vai chegando a fase final da gestação, a atenção e as expectativas estão em alta. Normalmente as gestantes diminuem um pouco o ritmo de trabalho e atividades e ficam focadas nos sinais que indiquem o momento do parto. A saída do tampão mucoso, por exemplo, é um indício que muitas futuras mamães ficam ansiosas para notar e associam isso à chegada da hora do nascimento do bebê.

Mas, vamos entender melhor o que é o tampão mucoso? Nessa nova edição do nosso blog, o dr. Victor Campello, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília, explica as características e quando pode acontecer a saída. Ficou curiosa e gostaria de saber mais? Então, siga com a gente nessa leitura completa!

O que é tampão mucoso?

Conforme o Dr. Victor Campello explica, “o tampão mucoso é uma camada de proteção que o corpo desenvolve para o colo do útero no período da gestação. No momento em que é liberado, apresenta uma secreção muito espessa e um pouco de sangue. Isso pode representar que ocorreu dilatação do colo do útero e indicar a proximidade do parto”.

Em grande parte dos casos, a saída do tampão mucoso pode ser um sinal de que a mulher entrará em trabalho de parto em breve. Por esse motivo, este momento pode ser acompanhado por contrações e cólicas.

Como é o tampão mucoso?

Um receio comum entre as futuras mamães é confundir a saída do tampão mucoso com um simples corrimento do dia a dia. Mas, é possível notar a diferença no uso do papel higiênico ao secar a região vaginal. A secreção do tampão mucoso não apresenta odor, de maneira geral é bastante espessa e mede aproximadamente 5 centímetros. Além disso, demonstra uma consistência gelatinosa e, na maior parte dos casos, pode vir com um pouco de sangue. 

Outra característica é que, apesar de ser quase sempre transparente, pode também ser caracterizada por cores como tons de rosa, marrom, esverdeado, branco e amarelo.

Veja o que é assoalho pélvico.

Tampão mucoso sai com quantas semanas de gravidez?

Normalmente, o tampão mucoso é liberado entre a 37ª e 42ª semana de gestação. Já em mulheres que tiveram filhos, esse tampão pode sair algumas vezes no decorrer da gravidez e isso não representa nenhum problema ou risco de prematuridade do bebê.

Além disso, o tampão pode sair até mesmo no início da gestação e, mesmo assim, isso não representa um risco, pode ser um sinal das mudanças que estão acontecendo no corpo da mulher para se preparar para a gestação. Há uma tendência de o organismo produzir um novo tampão mucoso para proteção do útero.

Apesar de não haver motivo para se assustar, é sempre fundamental informar ao obstetra que está fazendo o acompanhamento da gestação, sobre o acontecimento e também qualquer outra mudança. Assim, ele avaliará o motivo e você se sentirá ainda mais segura.

Leia também sobre parto natural ou cesárea.

O que fazer após o tampão mucoso sair?

Quando acontece a saída do tampão mucoso e também outros sinais como, contrações e rompimento da bolsa, por exemplo, busque o obstetra que está acompanhando a gravidez. Nem sempre a saída do tampão mucoso vai indicar que é a hora do parto, isso pode levar até duas ou três semanas após. É importante, portanto, saber reconhecer os sinais de contrações. Durante o pré-natal, converse com seu médico e prepare-se para esse momento.

Conheça a calculadora de parto.

​Maternidade Brasília

A Maternidade Brasília se destaca pela segurança, qualidade e acolhimento aos pacientes e seus familiares. Nosso corpo clínico é renomado e contamos com equipes multidisciplinares, além de infraestrutura moderna. Nossas áreas de referência são: medicina materno-fetal, obstetrícia, ginecologia e pediatria neonatal.

Ressaltamos, porém, que toda decisão sobre a conduta médica na saúde da gestante e do bebê parte de um acompanhamento pré-natal seguro e individualizado. Nos Consultórios Médicos Brasília, dispomos de especialistas e uma estrutura altamente qualificada para orientar a gestante de forma assertiva e acolhedora. Você pode agendar a sua consulta através do ​​agendamento online​, pela Central de Marcação ​(61) 3315-1000 ou via Whatsapp. 

Veja mais