Logon
Blog

Posições para amamentar: saiba qual é a melhor para o bebê

Veja como tornar o momento da amamentação ainda melhor

​​Ver o bebê bem alimentado e se desenvolvendo de forma saudável é o desejo de toda mãe. A amamentação é considerada a mais importante fonte de nutrientes para o bebê até os seis meses de idade. A oferta do leite materno, bem orientada, com as melhores posições para amamentar, proporciona à criança uma série de benefícios ao desenvolvimento físico e emocional, pois, além de prevenir contra problemas de saúde, promove a proximidade e fortalece laços entre mãe e filho.  

Neste blog especial sobre amamentação, falaremos sobre posições para amamentar e qual a melhor maneira de o bebê se alimentar de forma mais proveitosa e confortável. Para falar sobre o assunto, convidamos a enfermeira Larissa Sena, do Banco de Leite da Maternidade Brasília. Confira!   

Qual é a importância da amamentação? ​

Como sabemos, amamentar até os seis meses de idade traz inúmeros benefícios, tanto ao bebê quanto à mãe. Entre essas vantagens estão a prevenção do risco de desenvolver, no futuro, doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes. Mas não para por aqui, veja outros pontos positivos:  

  • O leite materno não fica exposto à contaminação do ambiente, além de estar sempre na temperatura ideal; 

  • É um alimento pronto que poupa tempo, gasto e tem menos risco de contaminação com a preparação; 

  • A sucção ajuda a fortalecer a musculatura facial, importante para o aprendizado da mastigação e, depois, da fala; 

  • O aleitamento ajuda a mãe a retornar ao peso anterior à gravidez; 

  • Melhora a recuperação no pós-parto, diminuindo o risco de hemorragia e anemia nos dias que seguem o nascimento; 

  • Diminui o risco de câncer de mama na mulher.  

Leia também 10 perguntas de amamentação para mães de primeira viagem. 

Posições para amamentar: qual é a melhor?  

Pensar numa melhor posição para amamentar é ter em mente a que proporciona mais conforto para a mãe e o bebê. Embora existam dicas de como tornar esse momento ainda melhor, cada uma encontrará uma forma mais adequada. Há algumas posições básicas que facilitam esse período: a tradicional, a cavalinho e a invertida. Vamos entender um pouco como funciona cada uma delas. 

  • Tradicional: a mãe fica sentada e sustenta o corpo do bebê ao longo do braço, mantendo-o alinhado. 

  • Cavalinho: no colo, o bebê fica de frente para a mãe com as pernas e o quadril apoiados no colo dela. A mãe sustenta o pescoço e a cabeça em uma das mãos. Essa é a posição mais indicada para os bebês prematuros. 

  • Invertida: a mãe deita o bebê, sustentando o pescoço e a cabeça com as mãos, o corpo e o antebraço. Os pés ficam livres. 

Como usar a almofada de amamentação? 

Conforme explica a enfermeira Larissa Sena “a almofada de amamentação é um acessório que pode auxiliar nesse momento”. Veja algumas formas de uso: 

  • Amamentação: usada de forma tradicional, posicionada na frente da mãe e na posição invertida, localizada como acessório na lateral.  

  • A fim de estimular a engatinhar: para isso, o bebê pode ser colocado de bruços na almofada alguns minutos por dia.   

  • No pós-amamentação: para que o bebê não tenha refluxo, basta deixá-lo deitado de forma inclinada.   

  • Manter o bebê sentado: a almofada pode atuar como suporte de apoio para as costas. 

Como amamentar corretamente? 

A amamentação deve ser orientada com base na fome do bebê. Depois, com o tempo, esses horários vão sendo ajustados ao organismo dele. Para que esse momento seja ainda mais prazeroso, deixamos aqui algumas dicas:  ​

  • Quando o bebê fizer a pega e começar a mamar, a mãe deve relaxar e aproveitar o momento com o filho;  

  • Faça carinho e converse com o bebê sempre que possível; 

  • Tenha mais conforto apoiando os pés e as costas em uma superfície macia, como uma almofada ou travesseiro;  

  • Caso o bebê durma antes de mamar o suficiente, acorde-o carinhosamente, converse com ele ou troque a fralda. Depois, continue ofertando o leite;  

  • Para tirar o bebê do peito, sem machucá-lo, a mãe pode colocar o dedo mínimo no canto da boca do bebê, entre as gengivas;  

  • Antes de mudar de mama, observe se a primeira foi completamente esvaziada.  

Pega correta ​ 

A pega ideal acontece quando o bebê está com a boca aberta posicionada o máximo possível na aréola, e o lábio inferior está virado para fora. Para um melhor tempo de amamentação, escolha um lugar tranquilo, com pouco barulho e confortável.  

Banco de Leite da Maternidade Brasília 

 O Banco de Leite da Maternidade Brasília​ é certificado com Padrão Ouro. Isso significa que contamos com uma equipe que apoia, orienta e ajuda mamães e bebês na fase da amamentação. Realizamos, também, coleta, processamento e controle de qualidade do leite. Para agendamento da coleta, ligue (61) 2196-5318.   

Doe leite materno, saiba mais!  


Veja mais