Logon
Blog

Por que buscar um pediatra durante o pré natal?

Especialista pode orientar os pais sobre diversos temas

Não é segredo que o pré-natal é uma etapa fundamental para uma gestação saudável. A anamnese, os exames e as orientações dadas pelo obstetra fazem toda a diferença tanto para a mãe quanto para o bebê. No entanto, outros especialistas também cumprem papeis importantes durante os preparativos para a chegada do bebê, como o pediatra.

Por que é importante?

Segundo a dra. Sandi Sato, pediatra da Maternidade Brasília, o pediatra está apto a preparar os pais em relação aos cuidados necessários com o novo membro da família e ajudá-lo a crescer e se desenvolver melhor após o nascimento. “A consulta pediátrica no pré-natal é importante para esclarecer as mais diversas dúvidas que os pais costumam apresentar, como o tipo de parto mais adequado para cada gestante, o aleitamento materno, a segurança do bebê, assentos de carro, berços adequados e até mesmo a vacinação da criança”, explica.

“Uma outra atuação importante do pediatra no pré-natal é o diálogo sobre a inevitável mudança de rotina, que pode incluir o estresse inicial com a chegada do bebê, a sobrecarga emocional e a adaptação de toda a família. A orientação pediátrica se torna ainda mais importante quando a gravidez é de alto risco”, acrescenta.

Quando buscar o pediatra?

De acordo com a Academia Americana de Pediatra, o pediatra pode ser buscado a partir do terceiro trimestre da gravidez. Dessa forma, os pais têm a oportunidade de criar um vínculo com o especialista escolhido, essencial para garantir o bom acompanhamento do bebê após o nascimento.


Veja mais