Logon
Blog

Por que algumas mulheres não sabem que estão grávidas?

Algumas pacientes passam pela experiência de descobrir a gestação de forma tardia. Acreditem, é muito mais frequente do que imaginamos.


Dra. Nívia Ximenes - Ginecologista e Obstetra da Maternidade Brasília

 
Algumas pacientes passam pela experiência de descobrir a gestação de forma tardia. Acreditem, é muito mais frequente do que imaginamos. Quando gestantes, a maioria das mulheres sentem sintomas muito claros, como dores nas mamas, enjoos, cansaço, atraso na menstruação e, com o tempo, o crescimento da barriga, o que faz com que descubram de forma rápida.

Porém, em algumas, estes sintomas são inexistentes ou então passam de forma desapercebida. Alguns fatores que podem predispor são:

  • Obesidade materna;

  • Longas jornadas de trabalho;

  • Poucas horas de sono;

  • Ciclos menstruais irregulares;

  • Atividade física intensa, entre outros.

 
Os riscos de uma gravidez não percebida estão relacionados a falta de monitoramento, onde várias doenças podem não ser diagnosticadas, e também pelo fato da mãe permanecer com hábitos não saudáveis durante o período.

Não existe alternativa para a mulher que descobre a gravidez desta forma, o jeito é encarar e fazer com que a situação se transforme o menos estressante possível. Após o susto inicial, deve-se procurar assistência médica imediatamente.

Para evitar esse tipo de ocorrência, é importante sempre realizar exames periódicos com seu ginecologista e ficar atenta às mudanças no corpo.

Veja mais