Logon
Blog

Período fértil: o que é, como é calculado e sintomas

Entenda mais sobre esta fase onde há mais possibilidade de engravidar

​​Até a chegada da menopausa, as mulheres têm, mensalmente, o chamado período fértil, que são os dias em que ela tem mais chances de engravidar. Nesse momento, o óvulo é liberado pelo ovário até chegar às trompas e ficar pronto para ser fecundado por um espermatozoide. Esse processo é muito aguardado por quem planeja engravidar.

Nessa edição do blog da Maternidade Brasília, o Dr. Marcus Vinícius de Paula, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília, explica o que é o período fértil, quais são seus sintomas e como calcular os dias em que ele ocorre. Saiba mais!

​Período fértil: o que é?

O período fértil da mulher é um intervalo em que ela tem mais chances de engravidar durante o mês. A ovulação normalmente ocorre 14 dias antes da menstruação e pode durar até sete dias. Esse tempo de ovulação é calculado num ciclo menstrual regular. E nesse período há um aumento da possibilidade de engravidar um ou dois dias antes do começo da ovulação, porque os espermatozoides podem ficar vivos por vários dias no sistema reprodutivo feminino sem a fecundação.

Mas o período fértil não é o único momento em que se pode engravidar, e sim o período de maior probabilidade. Assim, ao observar os últimos três ciclos menstruais, é possível avaliar se há uma regularidade e planejar os dias férteis, a contar da data da menstruação.

​Quais são os sintomas do período fértil?

O corpo indica mudanças quando chega esse período. É possível sentir nesse momento alterações na umidade vaginal natural – ela se torna mais clara, como clara de ovo, mais fina e transparente. O surgimento dessa secreção indica que está chegando o momento da ovulação. Além disso, há aumento da libido e da temperatura corporal e pode haver desconforto no ventre.

O período fértil é antes ou depois da menstruação?

Em mulheres com o ciclo menstrual regular, ou seja, de 28 dias, a contagem começa no 11º dia depois do início da menstruação e permanece até o 17º dia. Já nas mulheres com o ciclo menstrual irregular, o cálculo deve ser feito com base nos últimos 12 meses dos ciclos de menstruação.

É importante, além desse cálculo, perceber os sinais do corpo, como corrimento semelhante à clara de ovo, aumento da libido e da temperatura e desconforto no ventre, que são os sinais mais comuns.

​Como calcular o período fértil?

A ovulação acontecerá, aproximadamente, 14 dias após a menstruação e abarcará três dias antes e três dias depois da ovulação, correspondendo a um período de sete dias em uma mulher com ciclos de 28 dias. Já a mulher com ciclos menstruais de 25 dias terá a ovulação, em média, no 11º dia do ciclo. E uma mulher com ciclos de 35 dias terá seu período fértil próximo ao 21º dia do ciclo. Dessa forma, o segundo período do ciclo será um intervalo fixo de 14 dias.

​Dia fértil

Segundo o Dr. Marcus Vinícius de Paula, “o dia fértil corresponde ao dia da ovulação, mas o cálculo varia conforme o ciclo da paciente".

Calcular o ciclo menstrual

A Maternidade Brasília disponibiliza em seu site uma calculadora fértil.​ Para usar a calculadora do período fértil, é preciso colocar as datas da última menstruação e da atual. Para fazer o cálculo, é usado como base um ciclo regular de dias exatos, mas o resultado deve ser interpretado como uma data aproximada.

O Dr. Marcus Vinícius de Paula reforça ainda que “calcular o período fértil deve ser individualizado, segundo o ciclo da paciente, e um ginecologista deve ser consultado para melhor orientação". 

Quantos dias dura o período fértil?

Conforma explica o Dr. Marcus Vinícius de Paula, “habitualmente, três dias antes e três dias depois da ovulação".

​​É possível engravidar fora do período fértil?

O período fértil é considerado, na maior parte dos casos, três dias antes e três dias depois da ovulação. Mas se a relação acontecer em até cinco dias antes da ovulação, pode também ocorrer a fecundação, porque o espermatozoide pode permanecer vivo por até cinco dias. A ovulação também pode variar entre os ciclos. Então, quem não deseja engravidar precisa utilizar métodos contraceptivos nesse período.


Veja mais