Logon
Blog

Médico obstetra: o que faz e quando procurar

Você sabe o que faz um médico obstetra? Saiba quando procurar esse importante especialista.


A escolha do obstetra é uma ação muito importante, pois, além de realizar o parto, ele também tem um papel fundamental durante toda a gestação. Isso porque ele é o especialista também nos cuidados da mãe e do bebê em desenvolvimento durante todo o período da gravidez.

Enquanto o ginecologista atua na saúde da mulher não gestante, o obstetra tem o foco voltado aos cuidados e acompanhamento de todo o processo gestacional. No entanto, é bastante comum que os obstetras atuem nas duas especialidades, tanto no campo da gestação como na realização de consultas de rotina da mulher ao longo da vida. A especialidade é chamada de ginecologia e obstetrícia e a formação consiste nas duas vertentes.

Veja nesse blog como é a atuação do obstetra e a importância até o nascimento do bebê. Quem fala sobre o tema é o Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília. Saiba mais.

O que faz um médico obstetra?

O obstetra é o médico especializado no acompanhamento de toda a gestação, da fase de planejamento até após o parto. Ele atua na realização do pré-natal, solicita exames para acompanhar e avaliar a saúde da mulher e a do bebê, para assegurar que tudo aconteça da forma mais segura.

As idas ao obstetra devem começar antes mesmo da gravidez, pois nessas consultas a futura mamãe irá ter informações antes mesmo da concepção, entender qual período fértil e de ovulação, analisar questões hormonais e todas as condições necessárias a uma boa gestação, tanto para a mulher quanto para o bebê. Ele atuará nas seguintes ações:

  • orientação pré-concepcional;

  • confirmação da gestação;

  • avaliar o desenvolvimento do bebê;

  • acompanhar se há alterações genéticas;

  • fazer consultas de pré-natal;

  • analisar a saúde da mulher na gestação e no pós-parto;

  • prevenir doenças do assoalho pélvico indicando terapias;

  • realizar o parto.

Orientação pré-concepcional

A orientação pré-concepcional, também chamada de pré-gestacional, consiste na realização de exames com o objetivo de avaliar a saúde da mulher antes mesmo da gravidez. Esse é um momento muito importante e a mulher precisa passar por ele com segurança e a saúde em dia. Nesse momento, pode ser necessário que ela trate alguns quadros e mude hábitos de vida para se preparar para a gestação.

Então, mesmo antes da concepção, ela fará um check-up médico com exames, vacinas, caso seja necessário, perder peso, mudar a alimentação, por exemplo. Um ponto importante de destacar é que também é recomendado ao homem que pretende ser pai, que realize um check up para avaliar as condições de saúde que podem interferir no momento da concepção e na saúde do bebê.

Leia também sobre plano de parto.

Acompanhamento pré-natal

O pré-natal começa logo após a confirmação da gravidez. Esse acompanhamento acontecerá durante toda a gestação. O objetivo é avaliar de perto todas as fases e verificar se há alterações no organismo da gestante e no desenvolvimento do bebê.

Neste período, será avaliada a saúde da mulher como, por exemplo, a pressão arterial, a alimentação, o ganho de peso e o crescimento intrauterino do bebê.

Saiba também sobre data do parto.

Parto e puerpério

Conforme explica o Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula “o médico é o profissional habilitado a intervenções durante o parto, desde a necessidade de uso de medicações, parto instrumentalizado e até mesmo o parto cesárea. O parto vaginal pode ser assistido pela enfermeira obstetra e recomenda-se sempre um acompanhamento do médico em conjunto para intervenções quando necessárias. O parto cirúrgico ou a cesariana somente pode ser realizado pelo médico. A escolha da paciente deve ser sempre priorizada e o papel do obstetra inclui as orientações sobre os riscos e complicações possíveis de cada intervenção".

Qual é a diferença entre ginecologista e obstetra?

O Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula explica que “ambos os especialistas cuidam da saúde da mulher, sendo que a principal diferença entre eles é que enquanto o ginecologista atua no cuidado da saúde reprodutora feminina desde a primeira menstruação até depois da menopausa, o obstetra acompanha toda a gestação, realiza o parto e segue o acompanhamento pós-parto. Embora a formação seja a mesma, cada profissional escolhe a área a seguir seja pela obstetrícia, seja pela ginecologia, seja em ambos".

Quando procurar um obstetra?

A procura por um obstetra deve ser feita no momento em que a mulher planeja engravidar, pois ela começa a fazer exames que avaliam a condição do organismo para a gestação. Depois o acompanhamento segue durante toda a gestação. Mesmo no pós-parto é recomendado que siga as consultas com o especialista por ao menos seis semanas, para avaliação de possíveis quadros como depressão pós-parto ou infecções, por exemplo.

Como escolher o obstetra?

Para fazer essa escolha é importante avaliar como é o trabalho desenvolvido por ele, qual a experiência na área, sentir-se confiante e segura nas consultas. Ter condições de sempre tirar dúvidas, perguntar o que for necessário e obter as informações sobre todo o período de gestação.

Maternidade Brasília

A Maternidade Brasília conta com corpo técnico altamente especializado, protocolos clínicos de alto padrão, gestão de riscos e segurança do paciente. Possuímos estrutura de ponta, com investimento constante em equipamentos e atualização tecnológica – o que nos torna referência em procedimentos de alta complexidade.

Você pode agendar sua consulta com um de nossos especialistas, por meio da nossa Central de Agendamento Online ou ligando no número 4020-0057. 

Veja mais