Logon
Blog

O bebê está chegando: o que levar em conta na hora de escolher a maternidade?

Saiba o que observar na hora de escolher a maternidade onde o parto vai acontecer

A família vai aumentar e, a partir de agora, todos os detalhes serão pensados com muito cuidado e carinho. São muitas as providências a serem tomadas para preparar a chegada do bebê. Entre elas, a escolha da maternidade, uma das mais importantes a serem feitas. Mas, afinal, o que considerar nessa hora? “É importante que essa escolha seja feita o quanto antes, para a gestante ir se ambientando com o local, tirar as dúvidas sobre os fluxos e os processos adotados, a estrutura disponível e os profissionais que vão acompanhar a família neste momento", pontua o Dr. Evandro Oliveira, ginecologista, obstetra e diretor médico da Maternidade Brasília.

Para auxiliar nesta escolha, destacamos os pontos mais importantes que devem ser levados em conta. Sabemos que a gravidez é um momento especial que merece todo cuidado. Por isso, na hora de escolher, considere bem todas as etapas. 

Em primeiro lugar, a maternidade precisa ter a qualificação para cuidar da saúde tanto da mãe quanto do recém-nascido, isso antes do parto, durante e também no pós-parto. Além disso, avalie: o acolhimento; a infraestrutura hospitalar; a segurança e o suporte necessário à família. 

Outro fator relevante é saber se a maternidade possui UTI neonatal e materna, para casos de emergências e intercorrências, essa retaguarda faz toda a diferença. “Poder contar com este suporte de UTI neonatal e materna oferece mais tranquilidade para a família", pontua o médico. Além disso, avalie o fato de poder contar com uma equipe muldisciplinar habilitada para atuar em gestação de risco ou em um pós-parto de alta complexidade, isso deixará a gestante ainda mais segura para o momento do parto. Na Maternidade Brasília nós priorizamos o atendimento de forma humanizada, respeitando todas as decisões, seja parto natural ou cesárea, e fazendo o que for melhor para mãe e bebê. 

Depois do nascimento do bebê, é hora de lhe oferecer todo o carinho e cuidado necessários, e sabemos que a amamentação é um dos principais aspectos desta assistência ao recém-nascido. Por isso, poder contar com diferenciais como: o cuidado em relação ao aleitamento materno, orientação para os pais e os familiares sobre os cuidados com o recém-nascido, tem muito valor para preparar a volta para casa. 

Na Maternidade Brasília, fazemos questão de que esta escolha seja feita após o esclarecimento de todas as dúvidas das famílias. Por isso, oferecemos a Visita Guiada Virtual. Nela, as futuras mães e pais podem conhecer a infraestrutura, as comodidades do hospital, os serviços, além de tirar as dúvidas sobre o ambiente. Tudo isso sem precisar sair de casa.

 

Informação é essencial

Para muitas mamães, de primeira viagem ou não, a chegada de um bebê pode trazer inúmeros desafios. Sabendo disso, preparamos uma atividade especialmente para que as mães e pais possam tirar dúvidas sobre como amamentar o bebê, organizar o sono do pequeno, e outros questionamentos sobre os cuidados com o recém-nascido. Nesses encontros gratuitos e online, nossa equipe esclarece as principais perguntas, e os participantes podem trocar experiências para prepararem-se melhor para esta nova fase. É o nosso Curso de Gestantes online. 

Se para as mamães e papais a chegada do bebê é especial, para os avós é hora de participar dos cuidados com o recém-nascido e viver a experiência de conviver com os netinhos desde logo cedo. O nosso Curso de Avós online é uma excelente oportunidade para os avós atualizarem os conhecimentos sobre: cuidados com recém-nascidos, mitos da amamentação, entre outros. Nossa equipe prepara com muito carinho este momento de encontro virtual, com o objetivo de que todos possam participar com total segurança. 

Os cursos de gestantes, de avós e a visita guiada são oferecidos de forma gratuita aos interessados.

 

Banco de Leite

O início da amamentação pode ser um desafio para muitas mamães, mas na Maternidade Brasília, elas podem contar com o apoio do nosso Banco de Leite. Certificado como “Padrão Ouro" pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, este setor da maternidade conta com profissionais altamente qualificados para apoiar, orientar e ajudar mamães e bebês na fase da amamentação. Além disso, também realizamos coleta, processamento e controle de qualidade do leite quando a mamãe quer se tornar doadora e nos ajudar a oferecer leite materno aos bebês internados na nossa UTI Neonatal.

 

Certificação, alta complexidade e pertencimento a uma rede de saúde integrada

“A Maternidade Brasília é a única maternidade exclusiva no Distrito Federal. Somos certificados pela metodologia QMentum Internacional, que orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde no mundo todo", completa o Dr. Evandro. Ele ressalta também outro diferencial importante da Maternidade Brasília: o serviço de Medicina Materno-fetal. 

Trata-se de uma área de atuação que oferece suporte à obstetrícia na condução do pré-natal, monitorando o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe por meio de exames de altíssima precisão e avaliação criteriosa de especialistas. As informações servem para orientar a conduta do obstetra e, quando necessário, preparar uma equipe multidisciplinar para receber o bebê. 

Por fim, o fato de a Maternidade Brasília pertencer à Dasa, rede de saúde integrada que, em Brasília, engloba também o Hospital Brasília e o Hospital Brasília Unidade Águas Claras, além do Laboratório Exame, permite que se use toda a estrutura da Dasa para atender às demandas de cada família. 

“O Hospital Brasília, por exemplo, recebe da Maternidade as gestantes com suspeita ou confirmação de Covid-19 para a realização do parto e oferece também estrutura e equipe para cirurgias cardíacas pediátricas, caso a necessidade deste procedimento seja identificada durante o acompanhamento da Medicina Materno-fetal", explica o Dr. Evandro.

 

Quer saber mais detalhes sobre a Maternidade Brasília? Acesse www.maternidadebrasilia.com.br 

Veja mais