Logon
Blog

O que é nidação? Entenda como ocorre e quais são os sintomas

A nidação é um dos processos do início da gestação, quando o óvulo fecundado é implantado no endométrio. Conheça os sintomas. 

​​Agendar Consulta​


Você já ouviu falar em nidação? É um dos estágios iniciais da gravidez, processo quando ocorre a implantação do embrião. Mas como isso acontece? Trata-se da fixação do óvulo no endométrio, parede de revestimento do útero.

No começo do processo, é comum que ocorra um pouco de sangramento, um corrimento marrom, que indica o início de uma gestação. No entanto, esse pequeno sinal é diferente da menstruação. 

Neste blog, entenda como é esse início de gestação, quais são os sintomas e quando acontece. Quem explica o assunto é o Dr. Marcus Vinícius de Paula, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília. Saiba mais.

O que é nidação?

A nidação é quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide (embrião) é implantado no endométrio, ou seja, na parede que reveste o útero, iniciando a gestação. Esse acontecimento pode ocorrer em até cinco ou sete dias depois da fecundação, pois há um período de deslocamento do óvulo fecundado, que passa do tubo uterino até chegar ao útero.

O processo acontece depois de uma relação sexual sem uso de preservativo em período de ovulação. Assim, o espermatozoide entra em contato com o óvulo liberado pela mulher na área da tuba uterina, e o óvulo fecundado é transportado até o útero, possibilitando a nidação.

Na maior parte dos casos, a nidação não apresenta sintomas, mas, no tópico seguinte, veremos alguns possíveis sinais. Então, a forma segura de saber se houve a nidação, ou seja, a confirmação da gravidez, é por meio de um exame de sangue para comprovação e determinação do tempo de gestação.

Quando confirmada a gravidez, a mulher deve fazer um acompanhamento com o médico ginecologista/obstetra para a realização do pré-natal.  

Quais são os sintomas de nidação?

Na maior parte das vezes, a nidação não provoca sintomas, mas algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento de coloração marrom ou rosa que pode durar poucas horas ou até mesmo três dias. Outro sinal possível é o surgimento de cólica leve e uma sensação de pontadas na barriga.

​​Agendar Consulta​


Qual é a cor do sangramento de nidação?

Conforme explica o Dr.Marcus de Paula, “quando ele acontece, normalmente é róseo ou acastanhado e em pequena quantidade. Mas não é obrigatório acontecer".

O que ocorre depois da nidação?

Depois desse período de nidação, a gravidez é confirmada e o zigoto já implantado no endométrio começa a ter acesso ao oxigênio e a nutrientes dos quais precisa para se desenvolver ao longo dos meses da gestação.  

Quantos dias após a nidação o exame de gravidez pode dar positivo?

O indicado é realizar o exame de gravidez dez dias depois da fecundação ou logo no primeiro dia depois do atraso da menstruação. O beta HCG pode ser feito mesmo antes desse período, mas há risco de apresentar um resultado falso-negativo.

De acordo com o Dr. Marcus de Paula, diante da suspeita de gestação, é necessário a realização de um teste de gravidez, seja por exame de sangue, seja por exame de urina para confirmação. O exame de ultrassonografia deve ser feito mais tarde, pois em um primeiro momento não é possível visualizar o embrião.

“Sempre que tiver dúvidas sobre a presença de gravidez, é preciso se consultar com o médico obstetra para esclarecimentos e indicação dos exames iniciais e cuidados necessários em cada fase da gestação."

Maternidade Brasília

A Maternidade Brasília conta com diversos profissionais para acompanhamento ginecológico e obstétrico. Oferecemos atendimento multidisciplinar, que permite a realização de um pré-natal seguro tanto para a mamãe quanto para o bebê. 

​​Agendar Consulta​


Veja mais