Logon
Blog

Mastologia: uma importante especialidade na saúde da mulher

Entenda melhor o que faz o mastologista e a importância desse profissional na saúde preventiva, diagnóstico e tratamento na saúde feminina.


É bastante comum que as pessoas associem a mastologia como uma especialidade médica que cuida exclusivamente das mulheres, ou mesmo, que seja focada apenas no cuidado em relação ao câncer de mama, por exemplo. Mas, na realidade, essa especialidade é dedicada ao cuidado das glândulas mamárias. Ou seja, os especialistas que atuam nesta área tratam as patologias que atingem as mamas, sejam elas benignas ou malignas e que podem afetam as mulheres e os homens.​

Entenda, nessa edição do nosso blog, o que é a especialidade médica, qual a importância na saúde preventiva, quais as condições pode tratar e quando procurar um médico mastologista. Quem explica o assunto é o Dr. Alexandre Bravin, mastologista da Maternidade Brasília. Confira.

O que é a mastologia?

A mastologia é a especialidade médica para o tratamento de alterações relacionados às glândulas mamárias. Portanto, problemas relacionados às mamas, sejam eles benignos ou malignos, em mulheres ou homens, são cuidados por um médico mastologista.

Embora a mastologia se dedique, principalmente, ao tratamento e a prevenção do câncer de mama, ela também é a área que cuida de outras diversas doenças da mama, como mastites e nódulos, por exemplo.

Além disso, os homens também podem ter doenças mamárias, mesmo que em menor frequência se comparado às mulheres. Ainda assim, o mastologista é o médico indicado para o tratamento dessas doenças, como por exemplo, ginecomastia, o crescimento das mamas masculinas, acontecimento bastante comum no começo da puberdade.

Mastologia na saúde preventiva

A prevenção é o melhor caminho quando o assunto é saúde, por isso, a mastologia tem um papel fundamental, principalmente na saúde da mulher. Já que a região mamária feminina é uma área de muita representação e requer exames de rotina a fim de detectar doenças precocemente, como é o caso do câncer de mama.

Quais condições o mastologista pode tratar?

O mastologista trata diversas doenças, além do câncer de mama, que é a principal atuação do especialista. Veja.

  • assimetrias;

  • mastite;

  • crescimento anormal da mama;

  • nódulos;

  • ginecomastias.

Este especialista cuida também de complicações provenientes de reconstruções e próteses mamárias.

Quando procurar um médico mastologista?

A partir dos 35 anos, é recomendada a consulta de mulheres com esse especialista. Além disso, pessoas que são do grupo de risco do câncer de mama, que tenham 40 anos ou mais, histórico da doença na família e tiveram menstruação precoce ou tardia, precisam se consultar com a periodicidade de acordo com a orientação médica.

Além disso, a ida ao consultório de um mastologista deve ser feita quando há algum sinal de sensibilidade das mamas, sejam as mulheres ou os homens. Na visita o médico avaliará o quadro clínico e histórico de vida.

Periodicamente, ou em casos necessários, o médico solicitará à mulher o exame de mamografia, para avaliar nódulos na mama.

Mastologia no diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Em casos de o médico mastologista suspeitar de câncer de mama, ele solicitará a realização de uma biópsia. “Ela é feita por meio de coleta do material da lesão ou tumor, e enviada para laboratório de patologia", explica o Dr. Alexandre.

Em caso de confirmação do diagnóstico de câncer de mama, o especialista acompanha o tratamento, a evolução, até que o quadro chegue à remissão. Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia, e o mastologista é quem realizará o procedimento de remoção de tumores.

Saiba mais sobre câncer de mama.

Maternidade Brasília

A mamografia é um exame fundamental para mulher e deve ser realizado a cada dois anos. O exame possibilita a detecção do câncer de mama e contribui para a redução da mortalidade em decorrência da doença. Faça o check-up regularmente, mantenha em dia os exames de rotina e consulte um médico.

Você pode agendar sua consulta com um de nossos especialistas ligando no número 4020-0057. ​

Veja mais