Logon
Blog

Infertilidade e suas principais causas

A infertilidade é a incapacidade de um casal com vida sexual ativa engravidar após um período de 12 meses de tentativa.



Dr. Frederico Correa - Ginecologista da Maternidade Brasília


A infertilidade é a incapacidade de um casal com vida sexual ativa (pelo menos 1-2 vezes por semana) engravidar após um período de 12 meses de tentativa. Esse problema atinge cerca de 10% dos casais e está relacionado a várias possíveis causas.

A infertilidade conjugal pode ocorrer por problemas que afetam as mulheres e os homens. Em cerca de 40% dos casos de infertilidade o problema está nos homens, em 40% nas mulheres e em 20% dos casos ambos os parceiros podem apresentar problemas.

Existem inúmeras causas de infertilidade conjugal.

Nas mulheres os problemas mais comuns são:

– Alterações na ovulação – está associado a deficiência no funcionamento dos ovários. Os quadros mais comuns são os da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), problema de saúde em que a mulher não tem ovulação e tem excesso de hormônios masculinos produzido nos ovários. Outro problema aqui é a perda do estoque de óvulos (reserva ovariana), que é um processo contínuo, mas que ocorre mais cedo em algumas mulheres.

– Alterações hormonais – modificações nos hormônios da tireoide levando a hipo ou hipertireoidismo, assim como excesso de produção do hormônio prolactina podem levar a infertilidade.

– Problemas nas trompas – as trompas uterinas são responsáveis pelo transporte dos espermatozoides até o ovulo e depois pelo transporte do embrião até a cavidade uterina onde este vai se implantar. Infecções pélvicas e cirurgias pélvicas podem levar a formação de aderências ou obstrução das trompas. Isso impede a gravidez e aumenta o risco de gravidez nas trompas.

– Endometriose – é uma doença muito comum provocada pela presença de endométrio (uma camada interna do útero) fora do útero. Essa doença tem como principais sintomas as cólicas menstruais intensas, dor na relação sexual e infertilidade.

– Alterações do útero – os miomas uterinos eventualmente podem causar infertilidade. As aderências dentro do útero assim como as malformações uterinas também podem levar a infertilidade conjugal.

Problemas comuns nos homens

Nos homens os problemas mais comuns estão relacionados à produção alterada dos espermatozoides. A varicocele, as infecções do trato genital masculino, a infecção testicular por caxumba e as cirurgias genitais são causas comuns de infertilidade masculina. Uso de drogas, tabagismo, obesidade também podem alterar a qualidade do sêmen e levar a infertilidade. Além disso, o uso de anabolizantes ou hormônios androgênios de forma equivocada podem fazer com que a produção de espermatozoides esteja muito alterada.​

Veja mais