Logon
Blog

Infecção urinária na gravidez: causas, sintomas e riscos

A infecção urinária é bastante comum e merece atenção. Saiba quais são os sintomas, causas e formas de tratamento.

A infecção urinária na gravidez é um quadro bastante comum, e o motivo são as alterações no organismo da mulher nesse período que afetam o trato urinário. Além de interferir na qualidade de vida da gestante, essa condição pode aumentar o risco de morbidade materna e fetal. Mas fique tranquila. Mesmo sendo um assunto que mereça bastante atenção, com o cuidado adequado, pode ser facilmente tratado.​

Neste blog, você vai entender o que é infecção urinária, quais são os sintomas da condição durante a gestação e como é feito o tratamento. O Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília, explica tudo sobre o tema. Venha saber mais na leitura completa deste texto.

O que é infecção urinária?

A infecção urinária é provocada pela ação de micro-organismos, na maior parte dos casos por bactérias, que afetam qualquer área das vias urinárias, ou seja, a bexiga, os rins e os ureteres. Na gravidez, esse é um acontecimento bastante comum: em média, ao menos uma vez a mulher terá o quadro durante a gestação.

A facilidade em ter infecção urinária nesse período acontece por causa de mudanças no corpo da mulher na gestação. Essas alterações contribuem para o desenvolvimento de bactérias na região urinária. Embora uma infecção urinária mereça atenção e tenha alguns riscos, com o tratamento adequado, não apresenta gravidade.

Quais são os sintomas de infecção urinária na gravidez?

Normalmente, a infecção urinária na gravidez é um pouco mais difícil de ser identificada pelos sintomas. No entanto, fique atenta ao surgimento destes sinais e mantenha sempre os exames de pré-natal em dia. Veja a seguir: ​

  • vontade frequente de urinar;

  • dor ou queimação ao urinar;

  • sensação de bexiga sempre cheia;

  • febre;

  • sensação de peso na bexiga;

  • urina escura, turva, com cheiro forte ou com sangue.

Sintomas como ter vontade de fazer xixi frequentemente ou a sensação de desconforto da bexiga são normais durante a gestação, por isso é preciso avaliar corretamente o quadro por meio de um exame de urina.

Leia também sobre cistite.

Quais são os riscos de infecção urinária na gravidez?

Os perigos de não tratar uma infecção urinária durante a gestação são os seguintes para o bebê:

  • trabalho de parto prematuro;

  • diminuição do crescimento intrauterino;

  • aborto espontâneo.​

Por isso, é fundamental buscar orientação médica ao perceber alguns dos sintomas citados anteriormente. 

Como é feito o tratamento da infecção urinária na gravidez?

Conforme explica o Dr. Marcus Vinícius, depois do diagnóstico da infecção urinária, que é feito por meio de exame de urina normal, a terapêutica é realizada, de modo geral, com o uso de antibióticos, além da indicação de beber bastante água e não prender a urina.

Já em casos mais graves, quando afeta os rins, por exemplo, pode ser necessária a internação da gestante. Mas isso será avaliado caso a caso pelo médico. 

Como prevenir a infecção urinária?

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Confira algumas dicas para se proteger no dia a dia e evitar o surgimento de uma infecção urinária.​

  • beba bastante água, em média, dois litros por dia.

  • cuide da higiene íntima, com água e sabão, mas evite o exagero, pois isso afeta a flora vaginal.

  • não prenda a urina, sempre vá ao banheiro quando sentir vontade.

  • evite roupas íntimas muito apertadas.

  • urine depois das relações sexuais.

Maternidade Brasília

O pré-natal é fundamental para o bom acompanhamento da gestação. Na Maternidade Brasília, você pode realizar consultas e exames em um só lugar. Essa comodidade você encontra nos Consultórios Médicos Brasília.

Você pode agendar sua consulta com um de nossos especialistas por meio da Central de Agendamento Online ou ligando para (61) 4020-0057. ​

Veja mais