Logon
Blog

Gastrosquise: diagnóstico, causas e tratamento

A gastrosquise é uma malformação congênita que pode ser diagnosticada ainda na fase pré-natal da gravidez. Saiba mais sobre as causas e tratamentos.

A gastrosquise é uma alteração congênita que afeta a parede abdominal à direita da inserção do cordão umbilical do bebê ainda em desenvolvimento no útero da mãe. Ela pode provocar a saída do intestino e outras vísceras por meio de um pequeno orifício na parede do abdome, fazendo com que fique exposto ao líquido amniótico, causando processo inflamatório nas vísceras exteriorizadas.

Entenda, nesse blog, o que é a gastrosquise, quais são os riscos, como é feito o diagnóstico e o tratamento. A Dra. Ivânia Salvador, Cirurgiã Pediátrica da Maternidade Brasília, explica o tema. Saiba mais.

O que é gastrosquise?

A gastrosquise é um defeito na parede abdominal do bebê em formação no qual surge um pequeno orifício no abdome, à direita da inserção do cordão umbilical.  Por meio dessa abertura, o intestino ou até mesmo outros órgãos, como fígado ou estômago, podem protuir (extravasar) da cavidade abdominal. Como acontece ainda no útero, o órgão fica em contato direto com o líquido amniótico e, consequentemente, leva a um processo inflamatório dos órgãos expostos.

Veja a seguir os fatores de risco da doença.

Fatores de risco da gastrosquise

Conforme explica a Dra. Ivânia Salvador “a gastrosquise não tem a causa conhecida, sendo um evento multifatorial. No entanto, pode estar relacionada a gestantes com idade inferior a 20 anos, gestante com baixo peso e a maior exposição a fatores teratogênicos como álcool, tabagismo, medicamentos e infecções urinárias".

Gastrosquise: como é feito o diagnóstico?

A gastrosquise pode ser detectada na gestação, durante o pré-natal, por meio do exame de ultrassonografia a partir da 12ª semana. Caso não aconteça o diagnóstico nesse período, ele será feito após o nascimento.

Os cuidados especiais do bebê com gastrosquise são feitos após o nascimento em um Centro de Terapia Intensiva Neonatal e são fundamentais para o reestabelecimento do bebê e investigação de malformações em outros órgãos.  

Gastrosquise e onfalocele: quais são as diferenças?

A semelhança entre essas condições é que ambas são defeitos congênitos da parede abdominal e que podem ser descobertas ainda durante a gestação, por meio de uma ultrassonografia realizada no pré-natal. Além disso, elas também apresentam a saída do intestino e também a possibilidade da saída de outros órgãos.

O que as diferencia, no entanto, é que na onfalocele o intestino, ou outros órgãos expostos, na grande maioria, são revestidos por uma fina membrana. Enquanto na gastrosquise não há esse revestimento dos órgãos expostos ao líquido amniótico.

Outra diferença é que a onfalocele é um defeito do cordão umbilical e na gastrosquise o defeito é lateral à inserção do cordão umbilical.

Tratamento para gastrosquise

O tratamento para gastrosquise começa logo após o nascimento do bebê. O neonatologista encaminhará o bebê para a UTI neonatal onde serão realizados exames e iniciado o tratamento clínico. Logo a seguir, o cirurgião pediatra será acionado e, a depender do tamanho da cavidade abdominal e do conteúdo exteriorizado, será decidido pela reconstrução primária ou instalado invólucro estéril para fechamento progressivo da parede abdominal.

Pré-natal na Maternidade Brasília

Manter exames de rotina para prevenção e diagnóstico precoce de doenças pode evitar complicações de saúde na gravidez. O acompanhamento regular de um obstetra possibilita a realização do pré-natal e dos exames necessários com o objetivo de garantir a saúde materna e proporcionar um bom desenvolvimento para o bebê.

O diagnóstico de gastrosquise pré-natal tem suma importância para a programação do parto na unidade que possua Centro de Terapia Intensiva Neonatal e equipe multidisciplinar para o atendimento a mãe e ao bebê durante e após o parto.

Na Maternidade Brasília você pode agendar sua consulta com um de nossos especialistas, por meio da Central de Marcação, ligando no número 4020-0057. ​

Veja mais