Logon
Blog

Febre em bebês: quais as causas, o que fazer e quando procurar um médico?

Este quadro pode ser causado por várias razões, por isso, em grande parte dos casos, é importante procurar ajuda especializada.

​​

Quando o assunto é a saúde do bebê, sempre acende um sinal para uma atenção redobrada. Primeiro para entender se algo pode não estar bem e depois sobre o que deve ser feito. A febre em bebês é uma dessas preocupações, mas como saber o que representa um sintoma de alerta ou quando não se trata de algo mais grave? A Dra. Sandi Sato, pediatra e gerente médica da Maternidade Brasília, explica as principais causas e quando buscar um atendimento médico. Saiba mais!

Quais as causas da febre no bebê?

Primeiro é importante entender que a febre em bebê pode ter diversas causas e surge devido a algum tipo de lesão, inflamação, infecção ou até mesmo ter causa emocional. Os motivos podem ser avaliados de acordo com o tipo de febre e a idade da criança.

Nos recém-nascidos, a febre pode ser sinal de uma doença mais grave, que necessidade uma avaliação imediata.

De acordo com a Dra. Sandi, normalmente, a febre aguda é provocada por infecção, e entre as causas mais comuns estão: infecções virais e bacterianas, inflamações, reagudização de doencas crônicas, autoimunes, até fatores emocionais

Já a febre crônica pode ter as causas infecciosas como, por exemplo:

  • Pneumonia;

  • Infecções ósseas;

  • Hepatite;

  • Tuberculose;

  • Sinusite;

  • Abscessos abdominais;

  • Infecções no aparelho digestivo provocadas por parasitas e bactérias;

  • Infecções cardíacas.

Febre no bebê: quantos graus passa a ser febre?

É considerada febre quando o aumento da temperatura do corpo do neném ultrapassar os 37,8°C  (quando medido na axila).

Febre em bebê de 1 ano: o que fazer?

Qualquer indício de criança com febre o médico deve ser acionado e outros sinais e sintomas devem ser observados. A avaliação médica pode ser necessária conforme a recomendação médica.

Bebê com febre pode dormir?

Conforme explica a Dra. Sandi Sato, bebê com febre pode dormir, pois não há nenhuma contraindicação.

Como baixar a febre no bebê?

Com uso de antitérmico e banhos mornos conforme a orientação médica.

Quando devo procurar um médico?

O médico deve ser procurado em caso de febre em criança persistente ou qualquer sintoma de gravidade associado. Porque esse é um sinal de alerta de causa, normalmente, infecciosa. Trata-se de uma reação natural do organismo contra vírus, bactérias e outras ameaças. Além disso, é preciso estar atento a sintomas associados, como tosse, coriza, calafrios, sonolência, manchas no corpo, irritabilidade, vômitos e diarreia. Nesses casos, busque imediatamente o atendimento médico para a avaliação sobre o quadro de saúde do bebê.

 

Saiba mais sobre temas relacionados em:

Pai de primeira viagem

Insuficiência cardíaca pediátrica​


 

Veja mais