Logon
Blog

Exame preventivo e o poder de evitar um câncer

O câncer do colo uterino é uma doença silenciosa e normalmente o diagnóstico é feito em uma fase avançada

​​O câncer do colo uterino é uma doença silenciosa e normalmente o diagnóstico é feito em uma fase avançada. O grande responsável pela doença é o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano). Esse vírus é transmitido pelo contato sexual e desencadeia o câncer de colo uterino.

Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir 100% dos casos, por isso é muito importante que as mulheres façam o exame regularmente.

Diagnostico​

O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e a realização do exame de prevenção deve ser feita anualmente por um médico ginecologista.

Prevenção

A forma ideal de prevenção desse câncer passa obrigatoriamente por duas ações simples que podem impedir o surgimento dessa doença. São elas:

• Vacina contra o HPV;

• Realização do exame de Papanicolau

A vacina deve ser aplicada principalmente em meninas entre 9 a 15 anos. Já o rastreamento e prevenção das mulheres sexualmente ativas deve ser através da realização do exame de Papanicolau (citologia oncótica), que consegue detectar as lesões que podem evoluir para o câncer do colo do útero.

O acompanhamento médico é fundamental para detectar a doença precocemente. Marque sua consulta anualmente e cuide de sua saúde!

Veja mais