Logon
Blog

Doe leite materno. Doe vida.

A doação de leite materno aumentam as chances da recuperação de bebês prematuros.




Marília de Moraes Cunha - Enfermeira da Maternidade Brasília

No Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. O número representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano.

Em 1998, com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

Os bancos de leite humano têm entre seus objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mulheres-mães no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança.

A Maternidade Brasília faz parte dessa rede, com um Banco de Leite certificado com Padrão Ouro. A equipe do Banco de Leite treina toda a equipe assistencial para apoiar e auxiliar mamãe e bebê nessa fase de aprendizagem. Além disso, executa atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite para posterior distribuição sob prescrição do médico.

A atuação do Banco de Leite na UTI Neonatal não consiste só em distribuir o leite processado, mas em também orientar todas as mães que estão com seus bebês na UTI, para iniciar o quanto antes o estímulo da produção láctea.

O atendimento ao público externo funciona com agendamento de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser feito por telefone. Em casos de urgência o atendimento do Banco de Leite é 24h.

Também é realizada a orientação e o atendimento por telefone, e são ministrados cursos para casais grávidos e cursos de avós, desmistificando os mitos da amamentação e preparando a família para a chegada de um novo membro.

Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.  Entre em contato para saber sobre as regiões de abrangência de coleta – (61) 2196-5318.​

Veja mais