Logon
Blog

Cuidado integral à saúde da mulher

O Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher oferece serviços especializados para atender de forma mais completa às necessidades deste público

O Hospital Brasília e a Maternidade Brasília se uniram em um projeto inovador.

A saúde da mulher tem particularidades que exigem uma vasta gama de especialidades médicas. Atento a isso, o Hospital Brasília e a Maternidade Brasília se uniram para oferecer um atendimento que abrange várias áreas relacionadas ao organismo feminino. O Núcleo de Cuidado Integral à Saúde da Mulher (NCISM) reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais de excelência, treinados para tratar ocorrências uroginecológicas, patologias do trato genital inferior e endometriose – esses são os três eixos principais de atuação da equipe multidisciplinar que integra o NCISM.

Os profissionais que atuam na subespecialidade da Uroginecologia se concentram na avaliação, diagnóstico e tratamento de complicações como incontinências urinária e fecal, cistos vaginais, disfunções sexuais e prolapso genital. Um dos exames de destaque deste eixo de atuação do núcleo é o estudo urodinâmico. Trata-se de um exame não invasivo e extremamente importante para o diagnóstico e tratamento de perdas urinárias.

Já na área do núcleo que se concentra nas Patologias do Trato Urinário Inferior, os especialistas se empenham em investigar e tratar HPV, lesões pré-malignas e alterações vulvares e vaginais. Um dos exames feitos visando esses diagnósticos é a colposcopia, também oferecida pelo NCISM.

A outra via de atuação do núcleo se concentra na Endometriose. A condição, que costuma causar dores intensas no período menstrual e, em alguns casos está relacionada à inf​ertilidade, acomete aproximadamente 10% das mulheres. Para as pacientes que sofrem com este quadro, a equipe multidisciplinar oferece tratamentos que ajudam a controlar as dores intensas, proporcionando uma melhor qualidade de vida às mulheres.

Para isso, o NCISM trabalha com o apoio do Instituto de Endometriose de Brasília que oferece atendimento multidisciplinar na endometriose (Fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, proctologista, urologista e ginecologista). Além disso, no Hospital Brasília, as mulheres que sofrem com endometriose podem ser submetidas à cirurgia robótica. O procedimento, menos invasivo que os convencionais, permite o que os médicos chamam de remissão da doença, que é o controle, diminuindo as dores e o desconforto.

A ideia de oferecer cuidado integral à saúde da mulher já era algo que fazia parte da rotina das equipes do Hospital e da Maternidade Brasília. Porém foi há apenas 3 meses que o núcleo foi oficializado e ampliou a integração entre as especialidades.

“Com a estruturação do núcleo, passamos a ter uma referência para os médicos e pacientes destas patologias específicas da saúde da mulher. Com os especialistas nas três áreas (uroginecologia, patologia do trato genital inferior e endometriose) podemos tratar as pacientes com melhor abordagem e resultado”, explica o Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, uroginecologista e coordenador do NCISM.

As mulheres que necessitarem de atendimento nas áreas de atuação do NCISM podem procurar a Maternidade ou o Hospital Brasília e agendar diretamente a consulta. Não há necessidade de passar por triagem.

Fonte: Dr. Marcus Vinícius Barbosa de Paula, uroginecologista e coordenador do NCISM.


Veja mais