Logon
Blog

Cuidado alimentar: saiba o que comer durante a gestação

 Uma alimentação equilibrada é a base para uma vida saudável em qualquer época da vida, entretanto, na gestação ela ganha ainda mais importância.



Dr. Guilherme Araújo - Nutrólogo da Maternidade Brasília

Uma alimentação equilibrada é a base para uma vida saudável em qualquer época da vida, entretanto, na gestação ela ganha ainda mais importância, uma vez que a nutrição do futuro bebê dependerá exclusivamente do que a mãe se alimentar. Isto impactará diretamente na saúde do recém-nascido, por exemplo, a deficiência de ácido fólico pode causar defeitos do sistema nervoso, o ganho de peso exagerado pode acarretar em um bebê muito grande, que além de causar riscos para o parto, pode aumentar o risco de obesidade no futuro. Sendo assim, a gestação é uma ótima oportunidade para cultivar hábitos de vida saudáveis, pois além de melhorar a saúde do bebê, também preparará a mãe para a maratona de noites sem dormir, amamentação e estresse emocional e físico que virá após o nascimento. O tema é polêmico e sempre gera muitas perguntas. A seguir vamos falar brevemente sobre os temas que geram maiores dúvidas:

Na gestação devo comer por dois?

De fato, a mãe passará a comer por dois: ela e o bebê, entretanto não se deve esquecer que esta outra vida mede apenas alguns centímetros e não passa de 4 kg, logicamente sua necessidade é muito menor que a da mãe. Durante o primeiro trimestre de gestação não há necessidade de aumento da ingestão calórica, já no segundo trimestre a futura mamãe deve aumentar sua ingestão em 340 kcal e no terceiro trimestre em 450 kcal. Esta quantidade garantirá o aporte adequado para a futura criança sem proporcionar um ganho de peso exagerado à gestante.

Posso ingerir adoçantes durante a gestação?

Não há qualquer evidência de que o uso de adoçantes artificiais, como o aspartame, a sucralose, a sacarina, o acessulfame ou a stevia por gestantes aumente o risco de má formação fetal acima do risco da população geral, sendo seguro o uso durante a gravidez. Entretanto um estudo em ratos, mostrou um pequeno aumento do risco de câncer de bexiga em filhos de ratas prenhes que consumiram grande quantidade de sacarina, sendo prudente evitar grandes quantidades durante a gestação.

Posso tomar café durante a gestação?

A substância ativa do café que nos interessa neste caso é a cafeína. Em altas doses pode causar restrição do crescimento do bebê e até risco de abortamento. Entretanto, doses até 300 mg/dia (equivalente a 140 ml de café expresso e 3 L de refrigerante a base de cola) se mostraram seguras na maioria dos estudos.

Quais nutrientes devo ter maior atenção durante a gestação?

Alguns nutrientes são chaves para assegurar o crescimento saudável do feto. São eles: ferro (encontrado principalmente em carnes, aves, peixes, leguminosas e vegetais verde-escuros), ácido fólico (presente em leguminosas, vegetais verde escuros e frutas cítricas), cálcio (existente principalmente em leite e derivados), vitamina D (sintetizada pelo próprio organismo durante a exposição solar ou encontrado em frutos do mar, fígado e ovos), iodo (presente no sal de cozinha iodado), vitamina A (encontrado na cenoura, manga e espinafre) e zinco (presente em carnes, gérmen de trigo e castanhas).

Na dúvida, sempre consulte seu médico. Ele ajudará a sanar suas dúvidas e te encaminhará para uma ajuda especializada quando houver necessidade.

Veja mais