Logon
Blog

Como se preparar para engravidar?

Dicas e cuidados importantes que devem ser adotados antes da gravidez

​​Pensar em engravidar requer também um planejamento para que a saúde da mulher fique em dia e tudo decorra na melhor forma possível. Para isso, alguns meses antes, marque uma consulta com um ginecologista para falar dos seus planos e receba orientações sobre o que fazer para ter uma gravidez saudável.

A seguir, confira algumas dicas do Dr. Matheus Beleza, ginecologista e obstetra e coordenador do Setor de Medicina Materno-fetal da Maternidade Brasília, sobre como se preparar para engravidar.  

 ​​Como preparar o corpo para engravidar?


 Tudo na vida tende a ter os riscos reduzidos quando é feito com planejamento, não é mesmo? Antes mesmo da pergunta como saber se estou grávida? (link1), confira algumas dicas do que fazer antes de engravidar.
 

  • Vá ao médico ginecologista – assim você passará por uma avaliação preventiva e exames de rotina femininos (link 2) e será encaminhada para avaliações de imagem, se necessário. Além disso, será solicitado um exame de sangue. Nessa visita, relate problemas de saúde como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hipertensão, diabetes, epilepsia e outras doenças crônicas, bem como quais medicamentos você usa.
 
  • Tenha uma boa alimentação rica em frutas, vegetais, proteínas e grãos. Além disso, evite gordura, fritura e açúcar.
 
  • Controle o peso – porque o sobrepeso aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional e pressão alta na gravidez (link 3). O ideal, portanto, é que, antes mesmo de engravidar, ocorra o controle do peso. Para isso, inicie ou continue a prática de uma atividade física, o que também contribui para a saúde do coração, ajuda a perder peso, diminui o estresse e melhora o humor.
 
  • Cuide da saúde dental – vá ao dentista e veja se há necessidade de limpeza ou algum outro tipo de tratamento nos dentes. Problemas bucais podem ser de difícil tratamento durante a gestação e, em casos de infecções graves, podem estar relacionados com o aumento do risco de parto prematuro. 
 
  • ​Valorize a saúde emocional – é importante em todas as etapas da vida cuidar do bem-estar emocional, e isso não é diferente para quem está planejando engravidar. Busque essa atenção assim como cuida da parte física, para manter o equilíbrio entre essas áreas.
 

 Cuidados antes de engravidar


 

Associados aos bons hábitos citados anteriormente, é preciso também atenção a certos comportamentos para não consolidar práticas que podem prejudicar a saúde durante a futura gestação. Confira o que deve ser evitado mesmo antes da gravidez.
 

  • Durante a gestação, o consumo de qualquer quantidade de bebida alcóolica é contraindicado, portanto, pacientes que programam engravidar não devem exagerar na bebida alcoólica.

  • Não fume – fumar aumenta o risco de os bebês nascerem com peso baixo e de complicações na gravidez, além disso, diminui a fertilidade. Até mesmo homens fumantes têm a fertilidade reduzida, portanto, é importante que ambos deixem de fumar. Busque ajuda médica caso seja necessário.
 
  • Não use drogas – as drogas prejudicam a saúde da mulher que está planejando ter filhos e são perigosas para o bebê durante a gravidez, causando, por exemplo, síndrome de abstinência no bebê ou baixo peso ao nascer. Então, não use drogas antes, durante nem depois de a criança nascer.​​
  • Evite ingerir muita cafeína –de duas a três xícaras de café ao dia no máximo.

 
  • Cuidado com substâncias tóxicas – que podem ser encontradas em diversos elementos do meio ambiente e em produtos como alimentos artificiais com conservantes, tintas para cabelo e cremes de pele com ácidos. Relate ao médico o uso de produtos para que ele oriente sobre o que deve ser interrompido.
 
  • ​Além disso, veja aqui uma lista sobre o que a grávida não pode comer (link 4).


 O Dr. Matheus Beleza reforça: “É muito importante que a gestante tenha como objetivo hábitos de vida saudáveis e equilibrados, evitando o consumo exagerado de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e cigarro, além do sedentarismo."

 ​Como se preparar para a primeira gravidez


Pensar em se planejar para ter o primeiro filho pode mesmo despertar uma série de dúvidas. Assim, o Dr. Matheus Beleza explica que “os cuidados gerais com a saúde e o bem-estar físico e emocional são muito importantes para as pacientes que desejam gestar. Para aquelas que programam uma primeira gestação, é essencial que sejam avaliados seus antecedentes familiares e pessoais, além dos hábitos alimentares e de cuidado com a saúde, para que as orientações adequadas sejam dadas de maneira assertiva". E completa: “Profissionais capacitados no cuidado com a paciente, assim como ajustes na alimentação, suplementação, controle do peso e atividades físicas são pilares fundamentais para o sucesso da gestação."


Como saber se estou grávida


Exames de rotina femininos​

Pressão alta na gravidez

O que a grávida não pode comer​


Veja mais