Logon
Blog

Como saber se estou grávida – primeiros sintomas e métodos diagnósticos

Cada mulher pode sentir os sinais da gravidez com mais ou menos intensidade


O corpo começa a apresentar, de forma inesperada, certos sinais que podem indicar uma gravidez. Algumas mulheres, às vezes, nem chegam a desconfiar que tais indícios significam o início de uma gestação. 

Mas, afinal, quais são esses primeiros sintomas que indicam que uma mulher agora começa a desenvolver um feto? 

A sensibilidade de cada mulher às mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez pode variar. Algumas sentem essas alterações mais intensamente e outras um pouco menos. “O primeiro passo, depois da desconfiança, será sempre a confirmação da gestação por meio de exames laboratoriais solicitados pelo ginecologista", orienta o Dr. Evandro Oliveira, ginecologista e obstetra e diretor da Maternidade Brasília. “Depois da confirmação", continua o médico, “é importante iniciar o acompanhamento pré-natal o quanto antes."

 

Quais são os sinais iniciais da gravidez? 

Embora os sintomas que surgem em decorrência da gravidez sejam comuns, não são todas as mulheres que apresentam essas evidências. “O atraso do ciclo menstrual, por exemplo, normalmente é a maior indicação da gravidez", pontua o Dr. Evandro. Essa é, sem dúvida, a mudança no organismo que mais chama a atenção. Mas também existem outras. Veja, a seguir, as principais:

▪ vômitos e enjoos;

▪ aumento dos seios;

▪ mais sono;

▪ aumento do apetite;

▪ maior frequência urinária;

▪ aumento da sensação de cansaço.


Como saber se estou grávida observando a barriga? 

Avaliar a possiblidade de uma gravidez por meio do toque ou da aparência da barriga não é um método eficaz de confirmação. Sempre será necessária a realização de exames seguros para um diagnóstico preciso.

 

Quando aparecem os primeiros sintomas da gravidez?

O sinal mais comum e um dos primeiros de uma gestação é o atraso na menstruação. No entanto, algumas mulheres têm o ciclo menstrual irregular e isso pode ser um sintoma de difícil avaliação. Há também a possibilidade de a gestante não apresentar nenhum tipo de sintoma físico típico de uma gravidez.

No entanto, em grande parte das mulheres, os sintomas comuns como aumento da sensibilidade nos seios e enjoo e vômitos podem ser sentidos já no início. Outros sinais, como movimento do feto, por exemplo, normalmente começam a surgir a partir da 20ª semana de gestação. Alguns sinais podem ser percebidos apenas no começo e outros podem durar até o nascimento do bebê.

Exames e testes que comprovam a gravidez

O teste de BHCG quantitativo é o exame mais comum capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG e confirmar a gravidez. Ainda pode indicar o tempo de gestação e se está indo tudo bem até aquele momento.

Outros métodos também podem ser usados na confirmação da gestação, como a ultrassonografia obstétrica de primeiro trimestre. Por meio da avaliação transvaginal, é possível analisar o saco gestacional, localizado na cavidade do útero, a partir da quinta semana de gestação.

Um cuidado importante que deve ser considerado é a confirmação da gestação, por meio de exames laboratoriais, e, depois da detecção da gravidez, começar as consultas de pré-natal para que a futura mamãe e seu bebê sejam acompanhados de forma adequada por um especialista. 

Maternidade Brasília

O obstetra é o médico especialista que cuida da gestante durante todo o período da gravidez. Ao começar a gestação, procure um de nossos profissionais para consulta e atendimento exclusivo para mulheres nos Consultórios Médicos Brasília. Agende um horário pelo telefone (61) 3315-1000. Se preferir, acesse nossa central de agendamento on-line clicando aqui​

Fontes:

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/gravidez

https://delboniauriemo.com.br/saude/exames-de-gravidez

https://delboniauriemo.com.br/saude/como-saber-se-estou-gravida

https://altadiagnosticos.com.br/saude/exame-bhcg-quantitativo

Veja mais