Logon
Blog

Como escolher a maternidade

Entenda quais devem ser os seus critérios na hora de decidir onde o parto vai acontecer

​​​

Depois de ter a notícia sobre a gravidez, muitas mudanças na rotina e escolhas precisam ser feitas, entre elas está a decisão de qual maternidade ter o bebê.​

Para escolher com ainda mais segurança e proporcionar mais qualidade para esse momento tão especial, protegendo-se de possíveis problemas, confira algumas dicas do que precisa ser observado com atenção.

“Para muitas mamães, de primeira viagem ou não, a escolha da maternidade onde o parto vai acontecer pode ser um desafio, afinal, é um momento que requer cuidados muito especiais tanto para a gestante quanto para o bebê", afirma o Dr. Matheus Beleza, ginecologista e obstetra e gerente médico da Maternidade Brasília.

Conheça antes a maternidade

É importante que você faça uma escolha com segurança do ambiente no qual se sinta mais confiante com as instalações, equipes e atendimento, além de verificar se possui pronto-socorro, UTI adulto e neonatal.

Na Maternidade Brasília, a gestante pode fazer a visita virtualmente. Por meio desse tour é possível ver todos os ambientes e tirar dúvidas sobre todo o processo para a chegada do bebê, sem precisar sair de casa.

Esse recurso de visita online é oferecido para uma maior comodidade da gestante.

Conheça o serviço de emergência

Embora haja muito planejamento para a hora da chegada do bebê, nem sempre é possível prever exatamente uma hora e uma data para o nascimento. Por isso, é importante saber se a maternidade conta com serviço de plantão 24h, com equipe disponível para esse tipo de atendimento de emergência. “Na Maternidade Brasília oferecemos esse atendimento de urgência e emergência com obstetras de plantão", explica o Dr. Matheus.

Cuidados integrados

A Medicina Materno-fetal, por meio de exames de altíssima precisão, tem se mostrado uma importante aliada para a condução de um pré-natal seguro para a mamãe e para o bebê. Os especialistas desta área investigam a existência de malformações e outras alterações no organismo do bebê e da mãe durante a gestação. De posse dessas informações mais precisas, o obstetra que conduz o pré-natal pode tomar decisões mais assertivas para que o nascimento ocorra da melhor maneira possível.

Na Maternidade Brasília, o serviço de Medicina Materno-fetal é referência em acompanhamento do desenvolvimento do bebê e atua de maneira integrada com cirurgiões pediátricos. Assim, quando é identificado que o bebê precisará passar por algum procedimento cirúrgico ao nascer, toda a equipe já se coloca em alerta para que a cirurgia seja feita mais rapidamente, sem que a família tenha que procurar diferentes especialistas em diferentes hospitais.

“Isso dá uma tranquilidade para a família no sentido de que tudo o que será necessário para cuidar da saúde do bebê será feito em um só lugar e, quando necessário, encaminhamos o bebê para o Hospital Brasília, onde os procedimentos são realizados", continua o médico.  

UTI materna e neonatal

Esse é um ponto muito importante na escolha da maternidade porque mesmo com todo o acompanhamento adequado algumas gestações podem ter complicações na hora do parto.

Portanto, contar com UTI tanto adulta quanto neonatal é proporcionar mais segurança para o cuidado intensivo tanto da mamãe quanto do bebê, em caso de necessidade.

Certificação de qualidade em serviços hospitalares

Os selos de acreditação são certificações que os hospitais podem receber pela qualidade dos serviços prestados, no qual são avaliadas instalações, equipes, qualidade no atendimento, entre outros critérios.

Caso possa escolher uma maternidade com esses selos, já é um excelente sinal de um bom lugar para ter o seu bebê.

A Maternidade Brasília tem uma consolidada cultura de segurança e de alta qualidade de seus serviços prestados, por isso ela é uma instituição que possui a Certificação Internacional QMentum.

O serviço de Anestesia da Maternidade Brasília também possui a Certificação Internacional Diamante QMentum, conferida pela entidade canadense Health Standards Organization. Essa certificação segue rígidos critérios de qualidade em saúde e é referência no mundo inteiro.

O banco de leite da Maternidade Brasília possui certificado no padrão ouro da Rede Brasileira de banco de leite. Além disso, a UTI Neonatal trabalha com um modelo de assistência multidisciplinar preparado para oferecer cuidado de excelência aos bebês e suas famílias.

Ouça o seu médico

Crie uma relação de confiança com seu médico e escute o que ele tem a lhe dizer sobre o melhor para o nascimento do seu bebê, as avaliações dele sobre formas de parto, infraestrutura da maternidade etc. Isso fará com que você se sinta ainda mais segura para tomar decisões e vá para o parto mais confiante ainda.

Segurança para escolher o tipo de parto

Poder escolher a forma como deseja que seja seu parto, claro, com a orientação do médico de acordo com a avaliação das possibilidades que preservem a saúde da mãe e do bebê, é um ponto fundamental de segurança.

Na Maternidade Brasília contamos com um atendimento humanizado e com acolhimento para que a decisão dos pais seja atendida.


Para saber mais, clique aqui​.

Veja mais