Logon
Blog

A importância da consulta pré-anestésica

A consulta pré-anestésica é uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico.

A consulta pré-anestésica é uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico, para todos os procedimentos marcados de maneira eletiva (programada).

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia recomendam a consulta pré-anestésica​ do paciente em consultório médico, antes da admissão na unidade hospitalar, sendo que nesta ocasião o médico anestesista poderá  solicitar exames complementares e/ou avaliação por outros especialistas, desde que baseado na condição clínica do paciente e no procedimento proposto.

Ela é fundamental para que o anestesista possa explicar passo a passo o que será feito durante o procedimento anestésico, além de criar um vínculo e estabelecer uma relação do paciente com o profissional, assim como diminuir a ansiedade, que é muito comum com relação a esta área da medicina. Na maioria das vezes, os pacientes têm mais medo ou ficam mais ansiosos com a anestesia do que com a própria cirurgia.

A avaliação pré-anestésica também contribui para a redução da mortalidade, aumento da qualidade do ato anestésico-cirúrgico, redução do tempo de internação e do número de cancelamentos de cirurgias, permitindo o retorno do paciente às suas funções o mais rápido possível.

No caso das gestantes, ressaltamos que estas devem realizar a consulta pré-anestésica a partir da 34ª semana de gravidez, independentemente da via de parto escolhida (parto normal ou cesariana), pois podemos explicar e tirar dúvidas sobre a analgesia para o trabalho de parto, se for o desejo da paciente, assim como os procedimentos para a realização de uma cesariana.

Não fique com medo e/ou dúvidas. Consulte um médico anestesiologista da Maternidade Brasília antes de sua cirurgia.

Veja mais