Logon
Pacientes e Visitantes

Serviço

Vacinas na Maternidade Brasília

​A vacinação é extremamente importante em todos os momentos da vida!

​​​​Já nos primeiros dias, o recém-nascido precisa ser imunizado com a vacina BCG e a primeira dose da vacina da hepatite B. Entenda para que serve cada uma dessas vacinas.

BCG

Protege contra as formas graves da tuberculose. Para fabricá-la, usam-se “versões atenuadas” da bactéria causadora da tuberculose (Bacillus Calmette-Guérin, BCG) que, quando injetadas no organismo, estimulam a produção de anticorpos contra as formas severas da doença.

A tuberculose é uma enfermidade muito contagiosa e transmitida pelo ar. A mais conhecida é a variante que se instala no pulmão, mas a doença pode acometer vários órgãos, sendo mais grave quando atinge as meninges do cérebro (causando meningite) ou quando afeta vários órgãos simultaneamente.  

A recomendação dos órgãos de saúde sobre a vacina BCG é que ela deve ser ministrada na criança o mais precocemente possível, a partir de 12 horas de vida. Geralmente, ela pode ser tomada até os 5 anos. 

Hepatite B

A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa que provoca alterações no fígado e pode levar ao aparecimento de sintomas agudos, como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Porém, na maioria das vezes, não apresenta manifestações clínicas, vindo a acarretar complicações na adolescência ou na idade adulta.

São necessárias três doses da vacina: a primeira, logo após o nascimento; a segunda, 30 dias depois da primeira; e a terceira, seis meses depois da primeira. A principal forma de contágio para o bebê é a transmissão vertical da Hepatite B, isto é, da mãe para o filho. Porém, a transmissão pode ser evitada com a aplicação da vacina nas primeiras 12 horas após o nascimento do bebê, em conjunto da imunoglobulina específica para este vírus.

Com o intuito de trazer mais conforto e garantir a vacinação no tempo ideal, a Maternidade Brasília, em parceria com o laboratório Exame, disponibiliza o serviço de aplicação durante o período em que mãe e bebê ficam na maternidade.

Como posso adquirir esse serviço?

  • ​Na admissão hospitalar – informe à recepcionista que você deseja o serviço.
  • Depois do parto – pelos canais de atendimento da unidade do Exame Imagem e Laboratório, dentro da Maternidade Brasília.

Dúvidas e agendamento: (61) 2196-5300 (opção 7);

WhatsApp: (61) 99247-7695.

Para saber mais sobre vacinas, acesse vacinas.com.br.



​​​Confira nosso E-book Vacinas​


Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .