Com estrutura completamente equipada com UTI materna e neonatal, a Maternidade oferece apoio integral à gestante e ao bebê. A seguir, listamos o que levar na maternidade para tornar esse momento ainda mais especial.
O que a Maternidade já oferece para a mãe
A Maternidade Brasília oferece às mães os seguintes itens:
-
Roupa de cama;
-
Jogo de toalhas (banho e rosto);
-
Camisola hospitalar (uso no centro cirúrgico);
-
Kit Amenities – Necessarie: escova, creme dental, sabonete, cotonetes, shampoo, condicionador, pente e touca descartável;
-
Absorvente hospitalar.
Para os bebês, são oferecidas seis fraldas descartáveis ao dia, sabonete glicerinado, algodão, gazes e cotonetes. Além dos itens oferecidos pela Maternidade, é importante montar uma mala de itens pessoais. Começamos com os documentos:
O que levar para a Maternidade
Documentos: RG, carteira do convênio, comprovante de pagamento do último boleto do plano de saúde (caso seja uma exigência do convênio), cartão da gestante, com as anotações do pré-natal, resultados de exames que não estiverem anotados no cartão de pré-natal e a guia de internação dada pelo médico.
Lsta maternidade para o bebê
-
06 macacões (os que possuem botões na frente facilitam a abertura e fechamento);
-
06 conjuntos de pagãos e/ou bodys;
-
06 calças;
-
01 cobertor de algodão (nos meses frios);
-
01 manta;
-
04 cueiros;
-
04 pares de meias;
-
04 pares de luvinhas;
-
02 toalhas;
Opcional: fralda descartável (RN ou P – a Maternidade oferece as fraldas, porém, caso você possua alguma marca de preferência, e faça questão de usar estas, é necessário trazê-las), enfeites de cabelo e roupinha especial para saída da Maternidade.
Lista maternidade para a mamãe
-
01 par de chinelos;
-
03 sutiãs de amamentação;
-
03 camisolas ou pijamas com abertura nos seios;
-
06 calcinhas altas de algodão;
-
Medicações de uso crônico;
Opcional: absorventes comuns. (A Maternidade oferece absorventes, porém caso você possua alguma marca ou modelo de preferência, e faça questão de usar estes, é necessário trazê-los).
O que não levar para a maternidade
Apresentamos acima os itens importantes para levar à Maternidade na hora do parto. Mas o que é desnecessário? Em nossa lista, pedimos para não trazer as faixas para umbigo, pomadas para assaduras ou rachaduras dos seios, perfumes e outros cosméticos para o bebê. Tudo isso pode ficar de fora.
Antes do bebê nascer também é preciso se atentar à internação. Neste caso, temos duas situações: com o parto agendado, o procedimento eletivo é previamente marcado pelo médico na Maternidade Brasília. A autorização para internação deve ser solicitada previamente (antes do dia da internação) ou no ato da internação. Já com o parto via vaginal, a internação poderá ocorrer através de admissão pelo Pronto Atendimento e, nestes casos, a solicitação da liberação de internação junto ao convênio será feita pelo Setor de Internação da Maternidade.
É importante ressaltar que, a partir da 36ª semana da gestação, independente da via de parto, a mãe já pode realizar uma pré-autorização do procedimento com o objetivo de adiantar e facilitar questões burocráticas. Tenha sempre em mãos os documentos e os contatos de parentes e amigos mais próximos.
Para registrar o momento do parto
Traga sua máquina fotográfica / filmadora e baterias. Para a filmagem na sala de parto, é necessária a autorização. Caso optem por um serviço profissional, a Maternidade Brasília possui parceiros cadastrados e treinados para garantir a segurança das mamães e dos bebês. Consulte nossa Central de Atendimento para mais informações.
Também podem ficar à vontade para trazerem lembrancinhas do bebê e enfeites para a porta do quarto. Lembre-se: não é necessário levar bicos, chupetas ou mamadeiras. Estes acessórios atrapalham o desenvolvimento e aprendizado de sucção adequada do recém-nascido no seio materno.